Tipos de alongamento estático

Tipos de alongamento estático


Alongamento estático é um termo que refere-se ao alongamento de um músculo ou um grupo de músculos, para o ponto mais distante e, em seguida, mantendo a posição por um período específico de tempo. Esta forma de treinamento de flexibilidade é útil para aumentar o comprimento dos músculos, estimulando a flexibilidade e ajudar com a reparação muscular após lesões. Existem vários tipos de alongamento estático, incluindo neural, passiva e alongamento isométrico e facilitação neuromuscular proprioceptiva ou FNP.

Alongamento Neural

Neural alongamento é uma forma de alongamento estático, que é útil para reparar as estruturas do sistema nervoso em torno da área da pélvis, pescoço e ombro. Este tipo de alongamento é necessário para os ferimentos que causam uma restrição de movimento das estruturas neurais ou excesso de tensão neural. Durante um trecho neural, um terapeuta vai trazer o membro para o ponto mais distante do trecho e segure por 3-4 segundos, e às vezes até 10 segundos.

Facilitação neuromuscular proprioceptiva

Facilitação neuromuscular proprioceptiva assume muitas formas, sendo um deles o alongamento estático. Ele é usado principalmente pelos profissionais de lesões desportivas e fisioterapeutas ou médicos que tratam pacientes com problemas físicos causados ​​pelo envelhecimento, doença ou acidente. PNF é benéfico para melhorar a força muscular e coordenação, bem como aumentar a resistência muscular. Durante o estiramento, um profissional traz o membro para a posição de partida e proporciona resistência à medida que o paciente se tensiona o músculo durante cerca de seis segundos. O paciente então se estende o membro mais para o trabalho muscular mais profundo.

Alongamento passivo

Alongamento passivo, também conhecido como estático-alongamento passivo ou relaxado alongamento, é uma forma de alongamento estático, que é útil para alívio de espasmos nos músculos lesionados, se refrescar depois de um treino e reduzir a dor e fadiga muscular. Durante um alongamento passivo, um indivíduo vai assumir uma posição de alongamento e manter, usando o apoio de um parceiro ou de outro aparelho, como uma toalha de mão ou uma faixa do estiramento. Um exemplo de um estiramento passivo é as separações, com o piso que actua como o aparelho de assistência.

Alongamento isométrico

Alongamento isométrico é um outro tipo de alongamento estático que envolve a resistência de grupos musculares através do estiramento, ou contração isométrica, dos músculos alongados. Este tipo de alongamento é útil para desenvolver rapidamente uma maior flexibilidade estática-passiva e diminuindo a quantidade de dor associada com o alongamento. Durante um trecho isométrica, um indivíduo assume a posição de alongamento, tensiona os músculos se estendia por sete a 15 segundos, enquanto resistindo contra um parceiro ou aparelhos e, em seguida, relaxa os músculos durante cerca de 20 segundos. Para evitar danificar o tecido conjuntivo e tendões, as crianças e adolescentes não devem realizar alongamentos isométricos.