Sobre gárgulas góticas

Sobre gárgulas góticas


A gárgula é uma decoração arquitetônica comumente encontrado nas fachadas dos grandes edifícios que foram construídos durante o período gótico medieval. A maioria das gárgulas não são uniformes em forma ou aparência; sua única semelhança é suas características grotescas e bizarras. Alguns aparecem rostos tão simples esculpidas nas bordas de um edifício. Outros são autônomas, bestas demoníacas totalmente esculpidos.

Inventado

A gárgula primeiro conhecido foi acreditado para ter surgido por volta de 600 dC. Um grande dragão que cospe fogo chamado La Gargouille aterrorizado uma pequena aldeia perto do rio Sena, no que hoje é conhecido como França. Romanis, um cavaleiro cristão questionador, que mais tarde foi declarado santo, chegou. Ele prometeu matar o dragão se as pessoas da aldeia se converteu ao cristianismo e construiu uma igreja. Quando assentiu, ele enfrentou o dragão, subjugado com o sinal da cruz, eo queimou na fogueira. A cabeça do animal e pescoço eram impermeáveis ​​à chama, e assim eles foram montados na igreja recém-construída. Este é o primeiro registro de uma gárgula.

História da

A construção de gárgulas de uma forma ou outra tem existido muito antes do período gótico. A combinação das características humanóides e animais inspira-se fortemente a partir de ambas as representações egípcias e sumérias de deuses e demônios. Na verdade, a definição de uma gárgula foi mudado um pouco tarde na história da estrutura. Antes do período gótico tardio, qualquer tipo de estrutura ou rosto em um edifício foi considerado um gárgula. Após esse período, somente aqueles que continha bicos para água da chuva poderia ser chamado de gárgulas. Quaisquer outras figuras foram chamados grotescos. Nesse sentido, gárgulas já existiam desde a época dos antigos gregos. Seus edifícios tinham bicos de boca que foram projetados para manter a água da chuva longe de fundações do edifício. O conceito experimentou um renascimento durante o boom da construção nos EUA Muitos grandes edifícios antigos construídos no estilo art-deco em cidades como Nova York, Chicago e Filadélfia gárgulas desporto rimming as bordas. Infelizmente, os métodos de construção moderna não fazem uso de exteriores de pedra ou de concreto bordas e não têm necessidade desses bicos decorativos. Eles são considerados demasiado caro e perigoso. Envelhecimento gárgulas erodidas pelo tempo e pela chuva ocasionalmente desabar, resultando em sérios danos para as ruas, bem como, potencialmente, matar pessoas.

Função

O propósito original da gárgula é um pouco diferente do que o que foi usado mais tarde para. Originalmente, a presença de uma gárgula gótico em um edifício, como um salão da igreja ou assembléia era para afastar os demônios. Como isso foi feito ainda é debatido. Gargoyles pode ter sido usado como uma forma de demônios taunting, dizendo que a invocação de Deus protegeu o edifício de sua presença. A outra interpretação é que pedra e metal gárgulas foram usados ​​como chamarizes em uma tentativa de enganar os demônios que passam a pensar que a estrutura já estava infestada e corrupto com presenças demoníacas. Por isso, os demônios reais não teria nenhum motivo para entrar. Gárgulas modernas construídas no período gótico tardio, bem como nos períodos revivalistas do dia 18, séculos 19 e 20 foram utilizadas como bicas. As bocas das gárgulas eram drenos que transportavam a água da chuva, que recolheram em telhados para baixo e longe dos edifícios sobre o qual foram construídas.

Significado

Gárgulas góticas são importantes na medida em que representam um momento em que os maus espíritos, demônios eo diabo estavam muito real. Deus não tem o poder todo-abrangente e proteção que o cristianismo sugere agora. Isto é provavelmente devido ao fato de que muitas das partes mais obscuras do continente ainda não havia sido totalmente doutrinados na fé cristã, misturando com ela muito na forma de superstição e crenças local. Ele também representa um período de arquitetura que é agora quase totalmente extinta. Arquitetos modernos perderam grande parte do conhecimento necessário para construir alguns dos grandes edifícios góticos em que as gárgulas foram montados.

Geografia

Gárgulas são maioritariamente relegado para a parte nordeste dos Estados Unidos, bem como em partes da Europa Ocidental e Central. As cidades mais antigas do mundo ocidental provavelmente são aqueles que apresentam gárgulas - lugares como Praga, Paris, Filadélfia e Nova York. Algumas gárgulas notáveis ​​podem ser encontrados em Notre Dame em Paris, a biblioteca da Universidade de Princeton, a Catedral Nacional em Washington, DC, e em muitas das mais antigas criptas e mausoléus em New Orleans. Há muitos mais gárgulas em torno de nós do que imaginamos, mas a maioria das pessoas não têm o hábito de olhar para cima.