Sobre Chipre Conversão de Moedas

Chipre é uma grande ilha no Mar Mediterrâneo oriental localizado fora do continente da Turquia, que fica ao norte, e Síria e do Líbano, que se encontram a leste. Chipre está dividida entre um, étnico setor turco do norte e do sul, predominantemente República de língua grega de Chipre. Há um movimento controlado entre os dois setores e diferentes moedas oficiais utilizados em cada um.

Dinheiro no Norte de Chipre

Chipre do Norte usa a lira (Lirası), a moeda oficial da Turquia. Em junho de 2009, a lira foi autorizado a flutuar frente a outras moedas principais, incluindo o dólar americano, libra esterlina e ao euro. Todas essas principais moedas, bem como a lira, são aceitos na maioria dos estabelecimentos comerciais, restaurantes e hotéis, enquanto que as moedas podem ser trocadas em bancos, alguns hotéis e casas de câmbio, pequenas privadas. Não há limite para a quantidade de moeda forte que pode ser trazida para o norte do Chipre.

Conversão para o euro

A República de Chipre começou a converter para o euro em 2005, um ano após a nação entrou oficialmente na União Europeia. A libra cipriota foi aceito, juntamente com o euro durante dois anos até 31 de dezembro de 2007, quando o euro foi adotado como moeda oficial do país. Muitas lojas e restaurantes aceitam também libras esterlinas e dólares norte-americanos, mas lira turca não são geralmente aceites para as compras.

A adesão à UE

Turquia entrou em negociações para aderir à União Europeia, um processo que levará vários anos para ser concluído. Normalmente, quando uma nação se junta a UE, também se junta ao Mecanismo Europeu de Taxa de Câmbio, sujeita à aprovação por um referendo nacional. Dinamarca e Grã-Bretanha são dois países que não aderiram à zona euro. Sua moeda nacional está indexada em valor para o euro por um período de tempo, enquanto as duas moedas são utilizados em conjunto e, temporariamente, dentro de suas fronteiras. Finalmente, o euro é plenamente adotada, ea moeda velha retiradas de circulação.

Fim da Lira

Se o pedido de adesão à UE for bem sucedida, o dinheiro turco acabará por ser retirado de circulação eo euro será adoptado tanto no continente e no norte de Chipre como o encarregado legal oficial.

Reunificação?

Unificação das moedas poderia facilitar o caminho para uma eventual reunificação política da ilha, mas essa questão permanece repleta de rivalidades étnicas antigos que datam da ocupação inicial de Chipre pela Turquia, no século 16. A maioria dos cipriotas do sul opor a reunificação, enquanto uma maioria no apoio norte-lo.