Rios da África Ocidental

Os rios da África Ocidental são recursos importantes para a região. Os rios fornecer fontes de água para a agricultura e consumo humano. Aqueles que desaguam no Oceano Atlântico são importantes para o comércio e transporte para a parte central do continente.

Rio Níger

O rio Níger é o maior rio da África Ocidental em cerca de 2.600 milhas. O corpo de água atravessa cinco países - Benin, Guiné, Mali, Níger e Nigéria - originários dos guineenses Highlands. A foz do rio está no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico. O Níger é bastante clara, faltando o lodo encontrado em outros rios africanos, graças às suas margens rochosas.

Rio Volta

O rio Volta origina no ponto em que seus três afluentes - o vermelho, branco e preto Volta - se encontram. Esses rios fluem para fora de Burkina Faso e Gana em, onde eles se encontram. A Volta flui para o man-made Lago Volta, que é a maior fonte de energia hidrelétrica do Gana. Do Lago Volta, o rio deságua no Golfo da Guiné.

Rio Senegal

O rio Senegal é o segundo maior rio da África Ocidental e forma uma fronteira natural entre a sua nação homônima e da Mauritânia. A 1.100 milhas de comprimento rio se estende para as terras altas Mali e desce para o Oceano Atlântico. O rio tem um papel importante no fornecimento de água potável para a electricidade e, no entanto, overbuilding de barragens causou danos nos ecossistemas na parte superior do rio. Houve depleção significativa de animais selvagens e um aumento das doenças transmitidas pela água.

O rio Gâmbia

A 700 milhas do rio Gâmbia tem mais do que apenas um significado natural. Foi uma importante rota do tráfico de escravos pré-1850. Os africanos seriam transportados pelo rio até James Island, um importante ponto de troca para a indústria de escravo, que foi designado como Património Mundial da UNESCO.