Quem inventou a prancha?

Aqueles familiarizados com as origens do surf provável pensar que a prancha de surf foi inventado por um americano, por volta de 1960. No entanto, este foi simplesmente o período de tempo que o surf começou seu impulso para o mainstream, ganhando a atenção do público em geral. A prancha realmente tem uma origem muito mais antiga e mais interessante.

História

Não há inventor prancha clara. Sabe-se, no entanto, que o surf tem raízes profundas na Polinésia que remontam a uma estimativa de 1000 AD. A primeira documentação da prática veio no final dos anos 1760 e 70, quando exploradores ocidentais como o capitão James Cook viajou para as ilhas e testemunhou os surfistas em ação no Tahiti e Havaí. Havaianos chamado Nalu prática He'e, o que significa aproximadamente traduzido onda de deslizamento. O esporte era uma prática religiosa e social profundamente enraizado na cultura havaiana. As pranchas originais eram pesadas, placas de madeira trabalhada a partir de árvores nativas como o koa, fruta-pão e wiliwili.

Tipos

Dois principais tipos de pranchas de surf eram comumente usados ​​no Havaí antiga. A alaia foi a bordo plebeus, fino, largo e curto, enquanto o Olo foi um mais grosso, placa mais estreito usado por chefes.

Prazo

Apesar de origem na Polinésia é amplamente acordada, alguma evidência surgiu que o surf era praticado anteriormente, no Peru, que datam de 3000 aC antigas gravuras de cerâmica do Peru foram encontradas descrever uma forma de barco que foi usado como uma prancha de surf. Barcos de junco foram usados ​​por pescadores para montar ondas em um ritual semelhante ao surf. No entanto, o surf havaiano e polinésia é mais estreitamente associado ao surf que estamos familiarizados com hoje.

Características

Embora não haja nenhuma inventor conhecido da prancha disponíveis, muitas figuras têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da prancha e do esporte do surf. Primeiro de nota era havaiano Duke Kahanamoku, que ajudou a trazer o esporte de volta no Havaí durante os primeiros anos do século XX, depois que foi em grande parte eliminado por missionários ocidentais. Kahanamoku trabalhada suas próprias pranchas e viajou o mundo e ajudou a difundir o esporte do surf.
George Freeth, um havaiano irlandês, trouxe a prancha para o sul da Califórnia em 1907, onde ganhou suas raízes norte-americanas.
No continente, Tom Blake desenvolveu construção oca e também introduziu a primeira barbatana na parte inferior da prancha de surf na década de 1920 e 30s. Placa oca de Blake era mais leve e mais rápido do que as pranchas tradicionais.

Bob Simmons foi creditado como o "pai da prancha moderna". Depois de estudar na Cal Tech, Simmons revolucionou o design da prancha, projetando o roqueiro (construção curva) que é popular hoje em dia, usando fibra de vidro e resina na construção prancha e desenvolvimento do primeiro núcleo de isopor. Antes de inovações Simmons, pranchas de surf ainda eram planas, pranchas de madeira pesados.
Para valores mais influentes no design de pranchas e desenvolvimento, siga o link abaixo.

Significado

Embora grande parte da introdução e desenvolvimento da prancha ocorreu na primeira metade do século XX, o surf realmente não se tornou uma atividade principal popular até a segunda metade. Dale Velzy, um surfista e shaper placa Califórnia abriu a primeira loja de surf em 1950. Sua loja logo se ramificou em uma corrente ao redor do sul da Califórnia e Havaí. Velzy também patrocinou uma equipe de surf e tinha um instinto aguçado para marketing que ajudou a difundir o esporte do surf. Na década de 1960 filmes como Gidget e The Endless Summer levou a navegar a um nível nacional e ajudou a espalhar a consciência.