Que vinho Pairs com sopa Rutabaga?

Que vinho Pairs com sopa Rutabaga?


A rutabaga é um vegetal de raiz, um cruzamento entre um nabo e um repolho, que cresce naturalmente em climas frios e é um ingrediente predominante em cozinha escandinava e escocesa. Leve e ligeiramente doce, nabos pode ser preparado de várias maneiras e são muitas vezes encontrados em sopas. Por causa da versatilidade do rutabaga, existem vários tipos de sopas rutabaga e assim como muitos vinhos para emparelhar com eles.

Vegetais e vinho emparelhamento Basics

Vinho e comida emparelhamentos pode ser complicado, especialmente com legumes. Alguns vegetais, como alcachofras e aspargos, contêm produtos químicos que fazem vinho parecem metálico desagradavelmente. Legumes e ervas que são também apresentam desafios pungentes e de sabor forte pode ao vinho. Cuidado especial deve ser dado aos vegetais para evitar tais emparelhamentos. Felizmente, o nabo não é tão complicado; o seu sabor e textura suave permitir que ele emparelhar lindamente com muitos vinhos.

Tipo de Sopa

Dependendo da textura da sopa couve-nabo, certos vinhos podem ser mais apropriados do que outros. Algumas sopas rutabaga são suave, rico e cremoso, como um purê ou um bisque. Por estas sopas, uma afiada, vinho ácido tal como um Sauvignon Blanc oferece contraste e corta a cremosidade, enquanto um Chardonnay oaky ecoa riqueza e textura da sopa. Devido a doçura natural do rutabaga, um vinho off-seco tal como um Chenin Blanc ou um Riesling também pode emparelhar bem. Para sopas à base de caldo de carne com pedaços de couve-nabo, um emparelhamento de vinho apto é mais dependente dos outros ingredientes e temperos do que a textura.

Preparação

Enquanto a sopa em si pode ser preparado de uma série de maneiras, a maneira pela qual é preparado o nabo também tem uma influência sobre o que vai emparelhar bem vinhos. Se o rutabaga é simplesmente cozidos e puré, seu sabor será mais fresco e menos complexo do que um nabo que é torrado ou refogados. Assar ou sauteeing vegetais de raiz traz uma sensação da terra de noz de qualidade,, caramelizado que permite que o vegetal para emparelhar com vinhos mais substanciosas, incluindo os vermelhos. Enquanto o vinho tinto não é muito encorpado ou robusto, não vai dominar o sabor rutabaga. Pinot Noir, Merlot e vinhos à base de gamay, como Beaujolais são escolhas adequadas.

Ingredientes secundários

Outro fator a considerar quando o emparelhamento vinho com sopa de couve-nabo é o resto da receita, tal como outros ingredientes que podem alterar a percepção do vinho. As ervas são uma consideração importante. Frescos, ervas leves, como dill, cerefólio e salsa prestam-se a vinhos brancos, que muitas vezes contêm sabores semelhantes, em especial Sauvignon Blanc, mas também alguns Pinot Grigios, Albariños e Gruner Veltliners. Profundos, ervas saudáveis, tais como tomilho, alecrim e sálvia prestam-se a combinação de vinhos vermelhos, assim como especiarias como cravo e pimenta preta. Sopas impulsionado-Spice pode até ser capaz de resistir a fortes vinhos como Syrah e Cabernet Sauvignon.