Que tipo de comida vai com Vinho do Porto?

Que tipo de comida vai com Vinho do Porto?


Vinho do Porto é um vinho doce fortificado vermelho principalmente produzidos em Portugal. Tradicionalmente, era servido ao lado de charutos como parte de um ritual depois do jantar, mas com um pouco de conhecimento de suas sutilezas ele pode ser facilmente usado como acompanhamento de uma refeição principal ou combinado com outros alimentos.

Sobremesas

Porto Tawny é um vinho do Porto que foi envelhecido em cascos de madeira por um longo período de tempo e, como tal, tem desenvolvido uma tonalidade amarelada. Os melhores portos tawny são envelhecidos ou 10, 20, 30 ou 40 anos e tem notas de fruta, nozes, café e caramelo em seus gostos. Eles são, portanto, ideal para qualquer sobremesa que tem um sabor de noz ou café, como tiramisu, bolo de beija-flor ou bolos de rum.

Queijo Azul

Porto e queijo azul são tais gosto um emparelhamento clássico que porta e azul molho de queijo é um condimento comum no churrascarias em todo o mundo. Tradicionalmente uma porta mais idade com um sabor mais forte está emparelhado com um queijo azul igualmente pungente como quer um lanche inverno ou o curso tábua de queijos de uma refeição. Queijos azuis europeus clássicos, como Roquefort, Gorgonzola e Fourme d'Abert são um emparelhamento ideal com a porta.

Nozes

Outra emparelhamento porta clássico é com nozes. Normalmente chewier, nozes mais saborosos, como nozes, amêndoas ou pistácios são melhores emparelhado wih uma porta mais jovem, mais delicado. Alguns cozinheiros têm incorporado este em refeições adicionando porto e nozes em conserva em pratos de carne de porco para adicionar sabor e textura. Alternativamente, acrescentando nozes mistas a uma porta e queijo prato, ou até mesmo desmaiar nozes sem casca em uma festa de degustação de porto, também pode trazer para fora as sutilezas no gosto do seu porto.

Fruta Fresca

Porto branco, muitas vezes conhecido como "branco porto," tende a ser envelhecido por menos tempo do que o vinho do Porto tradicional e tem um sabor ligeiramente crocante com notas de fruta. Servido fresco, pode ser emparelhado com frescos pratos à base de frutas leves, como uma salada de frutas com base nenhum curativo, presunto de Parma e melão ou pêras com queijo azul. Alternativamente, se servida fria, ele pode ser usado como um emparelhamento de vinho sobremesa para saladas de frutas ou de um prato de frutas.