Que papel a Oxygen Jogar em respiração aeróbica?

Molécula de glicose

A molécula de glicose, como os fabricados pelas plantas durante a fotossíntese, é fundamental para a vida como a conhecemos. Ambas as plantas e animais utilizar a molécula de glicose como uma fonte de alimento de alta energia de base. Plantas, animais e micróbios desenvolveram um conjunto complexo de processos químicos que fazem uso de oxigênio, a fim de extrair o máximo de energia concentrada embalada na molécula de glicose.

A glicólise

Uma dessas vias é chamada glicólise. A glicólise sozinho, porém, não produz o potencial energético total da molécula de glicose. Outro conjunto de reações químicas, chamado respiração aeróbia, levar o processo até a conclusão. Para fazer isso, as células utilizam um tipo de moeda de energia conhecido quimicamente como trifosfato de adenosina (ATP). A energia é proveniente da molécula de glicose, mas não pode ser usada directamente em que forma. Por conseguinte, a célula deve fabricar este ATP.

As mitocôndrias

O "problema" com a glicólise é que gera muito pouco ATP, deixando a maior parte da energia disponível a partir da molécula de glicose original ainda numa forma utilizável. Bioquimicamente, a razão para isto é que a glicólise não faz uso de oxigénio. Portanto, há um conjunto secundário de reações conhecidas como o sistema de transporte de elétrons. O sistema de transporte de elétrons é a peça central da respiração aeróbica. Este sistema está ativo em estruturas dentro da célula conhecida como mitocôndrias. As mitocôndrias são, em certo sentido, as pequenas usinas de energia da célula.

Água

Mesmo a explicação mais simples dessas vias metabólicas pode ser muito complicado, que envolve muitas reações químicas diferentes. Mas oxigénio é a chave química para todo este processo. Ela funciona por aceitar os elétrons como toda uma série de reações bioquímicas que ocorrem, começando com a glicose. Quando o oxigénio aceita estas electrões, é então situado quimicamente para se combinar com hidrogénio presente no interior da célula. Quando esta combinação acontece, o resultado é simplesmente água como um produto residual.

ATP Molecule

Mais uma vez, a molécula de ATP é a moeda de energia da célula. Num certo sentido, a molécula de glicose é o banco de energia. Pense em como o fornecimento de oxigênio o número da conta e os meios para extrair a moeda do banco. Sem ela, não todos, mas a maioria da energia dentro da molécula de glicose seriam inacessíveis. Embora as vias químicas que levam a isso são complexos, em última análise, o abastecimento de oxigênio esta função crítica simplesmente tomando em elétrons e combinar com o hidrogênio para produzir água.