Quais são os 3 tipos de Curvas de Nível em um mapa?

Quais são os 3 tipos de Curvas de Nível em um mapa?


Hoje, muitas pessoas usam GPS ou aplicações de mapas em seus celulares para encontrar onde ir. No entanto, usa para o mapa topográfico, tais como navegação para caminhadas ou alpinismo, ainda existem. Entender o que essas linhas de contorno significa ajuda a encontrar o caminho mais facilmente quando caminhadas fora nessa próxima aventura ao ar livre.

Índice Curvas de Nível

Linhas de contorno Índice destacam-se a mais de um mapa topográfico, uma vez que são as linhas mais ousadas na página. Eles são projetados para se destacar como esta, uma vez que representam os principais intervalos de altitude no mapa. Eles formam o que freqüentemente se parecem com círculos de forma estranha ao redor do mapa, uma vez que estes círculos seguir esse nível de elevação particular. O mapa topográfico média terá suas linhas de contorno índice espaçadas em qualquer lugar de 100 a 200 metros de altitude em intervalos regulares. As elevações são geralmente efectivos ao longo da linha marcada em intervalos diferentes.

Por exemplo, se uma linha de contorno índice tem o número "100" marcado ao longo do círculo, isto significa que determinada linha representa uma elevação de 100 metros acima do nível do mar, desde que o mapa está usando os pés como a sua unidade de medida.

Curvas de Nível Intermediário

Curvas de nível intermediárias são semelhantes às curvas de nível do índice. Eles também formar círculos concêntricos a uma elevação específica no mapa. No entanto, as linhas de contorno intermediárias não são marcados como corajosamente no mapa, e eles representam intervalos menores elevações.

Por exemplo, se há uma linha de contorno de índice para cada 100 pés de elevação, em seguida, as linhas de contorno intermediários são representadas por quatro linhas entre cada linha de contorno, um por cada 20 metros de altura.

Curvas de nível intermediários também normalmente não tem o nível de elevação real marcado sobre eles, então tudo que você tem a fazer é contar o número de linhas de contorno intermediárias após a última linha de contorno índice e fazer as contas. Usando o exemplo acima, se uma linha de contorno índice foi marcado como 100 pés, e há quatro linhas de contorno intermediária entre a linha ea próxima linha de contorno índice, você sabe que cada linha de contorno intermediário representa 20 pés de elevação. Se a área particular que você está visualizando no mapa é duas linhas intermédias acima da linha de índice, esse ponto seria a uma altitude de 140 pés.

Linhas complementares Contorno

Como as linhas de índice e de contorno intermediária, linhas complementares de contorno também são círculos concêntricos, mas eles são retratados no mapa como linhas pontilhadas. Estes são usados ​​apenas em áreas em que a altura não muda significativamente ao longo de uma grande área de terra, e normalmente são simplesmente um intervalo ainda menor de medição de curvas de nível intermediário.

Por exemplo, se cada linha de contorno intermediário está espaçado com um intervalo de 20 metros, uma linha complementar de contorno podem ser espaçados a cada 10 metros de mudança de elevação. No entanto, não se surpreenda se você não vê isso em seu mapa, uma vez que eles são usados ​​somente se a elevação muda muito pouco ao longo de uma grande área de superfície.