Por que o xarope de milho têm alta viscosidade?

Por que o xarope de milho têm alta viscosidade?


O milho é amplamente plantada na agricultura comercial e seus derivados são usados ​​em todo o espectro de alimentos processados. O xarope de milho está presente em muitas preparações, como refrigerantes, doces e cereais. Sua natureza pegajosa viscosa é especialmente evidente quando engarrafado e usado como um único ingrediente para receitas como torta de nozes.

Como xarope de milho é feito

O milho é descascado e embebido em água durante cerca de dois dias. O dióxido de enxofre é adicionado para prevenir o crescimento bacteriano; a solução de água / milho torna-se ligeiramente ácido, suavizando o milho e permitindo que uma parte do conteúdo de amido para separar para fora. A centrífuga é usado para remover o glúten e as proteínas, refinando ainda mais a mistura até que seja 99,5 por cento puro amido, que é liquefeito com enzimas e ácidos e convertido em xarope e dextrose.

Xarope de milho e amido

Em uma Universidade de Maryland Departamento de Engenharia Química e Molecular estudo intitulado "hidrólise do amido por amilase", Nam Sun Wang escreve: "Quando uma suspensão aquosa de amido é aquecida, as ligações de hidrogênio enfraquecer, a água é absorvida, e os grânulos de amido incham. Este processo é geralmente chamado de gelatinização, porque a solução formada tem uma gelatinosa, consistência altamente viscoso. "

Igual a viscosidade viscosidade

A viscosidade é uma característica de líquidos e não sólidos. Enquanto muitos líquidos fluem através de superfícies e permanecer no local, as soluções aquosas não vai ficar - ou ter viscosidade - a menos que o líquido também tem uma estrutura firme o suficiente para resistir a ruptura. Quando você toca em um líquido grosso como xarope de milho, que adere a sua pele e se estenderá até que finalmente rompe; este é o teste de viscosidade. Quanto mais ele se estende antes que se rompe, maior é a sua viscosidade.