Pode Líquido Óleo de milho estragado cheiro?

Pode Líquido Óleo de milho estragado cheiro?


Muitos cozinheiros favorecer a luz, gorduras insaturadas de óleos vegetais para cozinhar, em vez de gorduras animais saturadas. Estes óleos têm uma série de virtudes, mas são muitas vezes mais propensas à deterioração do que as gorduras saturadas. Alguns óleos comuns, tais como óleo de milho, são especialmente suscetíveis ao desenvolvimento de sabores e odores rançosos desagradavelmente após longo armazenamento.

Uma Atom, duas ligações

Ao nível química, as moléculas de gordura são constituídos por átomos de carbono e hidrogénio. Se cada átomo de carbono está ligado a um par de átomos de hidrogénio, é referido como uma gordura "saturada" porque cada ligação possível é retomado com um átomo de hidrogénio. Se um ou mais dos pontos de ligação estão ligados a um segundo átomo de carbono em vez disso, é referido como "insaturado", porque ele não tem o número máximo de átomos de hidrogénio. As gorduras com uma ligação dupla de carbono são chamados monoinsaturados, e aqueles com mais de uma chamada são poli-insaturado. Os óleos contêm diferentes percentagens de todos os três tipos de moléculas de gordura.

A oxidação é o culpado

Se os átomos de carbono e hidrogénio foram deixados sozinhos, a estrutura das moléculas de gordura não iria alterar ao longo do tempo. No entanto, o oxigênio na atmosfera pode interagir com moléculas de gordura, quebrando-as e alterando sua estrutura molecular. Quando isso acontece, as gorduras podem desenvolver rapidamente sabores e odores desagradáveis. Gorduras saturadas e gorduras monoinsaturadas resistir à oxidação relativamente bem, mas gorduras poliinsaturadas são muito suscetíveis a danos oxigênio. É por isso que o óleo de milho é vulnerável.

Sobre Óleo de Milho

Entre os óleos de cozinha comuns, óleo de milho tem um dos mais baixos níveis de gordura saturada. Isso faz com que seja saudável para o coração, mas menos estável ao longo do tempo do que outros óleos. Ele contém cerca de 24 por cento de gorduras monoinsaturadas, e 59 por cento poliinsaturados gorduras. Este invulgarmente elevada percentagem de gordura poliinsaturada faz óleo de milho entre as mais propensas a deterioração de óleos de cozinha comuns. É mais consumida no prazo de seis meses da compra, especialmente se você vive em um clima quente. Caso contrário, ele pode rapidamente tornar-se desagradável no sabor e textura.

A importância do armazenamento

A luz pode acelerar a oxidação, por isso é melhor para manter o seu óleo de milho em um armário escuro. Para a melhor vida útil, a temperatura em sua despensa deve ser moderada e não mudar muito. Alguns cozinheiros preferem armazenar seu óleo de milho na geladeira, o que faz com que pareça espessa e opaca até que ele retorne à temperatura ambiente. Depois de aquecida, o óleo retorna para sua consistência e cor originais. Isso proporciona um grau adicional de proteção contra o ranço, e pode prolongar a vida do seu óleo de milho por mais um mês ou dois.