Perigos na Água Mineral

Perigos na Água Mineral


Água mineral tem atraído controvérsia na mídia nos últimos anos. Anteriormente considerada uma alternativa saudável para a água da torneira (e em algumas áreas, a única opção devido à falta de água potável), os profissionais médicos estão agora a dar o alerta depois de encontrar evidências de produtos químicos potencialmente tóxicos nas garrafas. Afora isso, há também a questão da pegada de carbono criado pela produção e exportação das garrafas ao redor do mundo.

Antimônio

Ensaios realizados pelo Dr. William Shotyk em 2006 encontraram vestígios de antimónio, um produto químico utilizado na produção de garrafas de plástico. Pequenas doses desta substância pode causar depressão, maiores quantidades podem provocar o vómito violento e, em alguns casos, morte. Enquanto os níveis de antimónio encontradas nas garrafas eram baixos, se estas foram armazenadas durante mais de três meses, para o dobro, como a água absorve o produto químico no plástico ao longo do tempo. A maioria de água engarrafada tem um "vender" pela data de dois anos, ou seja, o aumento dos níveis de antimônio poderia representar um grave risco para o consumidor.

Arsênico

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos afirma que uma das principais fontes de consumo humano é de arsênico na água engarrafada. Um estudo de avaliação de riscos efectuada em Outubro de 2009 pelo seu painel concluiu que a exposição humana ao arsénio deve ser reduzida, mas eles exigem mais dados para ser capaz de afirmar exatamente o que perigos os níveis de arsênico contidos na água mineral representam para o consumidor.

Gases

A fabricação de garrafas plásticas resultados em muitos gases tóxicos que estão sendo liberados na atmosfera, para não mencionar a pegada de carbono envolvido no transporte e venda de água mineral. Algumas marcas viajar milhares de milhas, dos Estados Unidos à Grã-Bretanha, por exemplo, resultando em altas emissões de dióxido de carbono.

Custo

De acordo com a organização dentro da garrafa, 25 por cento de água mineral engarrafada é, de facto, a água da torneira. Garrafa de água Dasani da Coca-Cola tem água da torneira de Brampton, enquanto Pure Life da Nestlé tem a água da torneira de Guelph. Apesar disso, água mineral engarrafada é de até 10.000 vezes mais caro do que a água da torneira.