Os pontos de pressão utilizados em técnicas de defesa pessoal

Os pontos de pressão utilizados em técnicas de defesa pessoal


Graças a filmes de artes marciais e propagandas de quadrinhos para o "dim mak", ou "toque da morte", na década de 1960 e 1970, a consciência popular, chegou aos pontos de pressão associados com impressionantes artes como karate e kung fu (Ver referência 1). Na verdade, os pontos de pressão, áreas do corpo que tornam um adversário impotente quando atacados, são muito mais comuns na luta artes como judô e captura de wrestling, que dependem de alavancar o seu peso e enfatizam a manipulação articular e constrição das vias respiratórias ou artérias do adversário.

Artérias e Airway

Dois dos pontos de pressão mais comuns são as artérias carótidas e traquéia no pescoço. Uma variedade de técnicas chamadas bobinas são empregues para manipular esses pontos, tipicamente, com o resultado de imobilizar completamente um adversário (Ver referência 2). Constrição das artérias carótidas interrompe o fluxo de sangue e, portanto, oxigénio, para o cérebro, tornando o alvo do estrangulador inconsciente, em apenas alguns segundos, com relativamente pouco desconforto. Comprimir a traqueia, por outro lado, leva muito tempo e é muito mais dolorosa para o destinatário. Na verdade, ao passo que em um esporte definindo a vítima de um estrangulamento arterial normalmente apresentar, logo que a inconsciência é inevitável, vítima de um estrangulamento da traquéia em vez disso, apresentar a partir da dor.

Articulações

Articulações comumente usadas como pontos de pressão incluem não só os joelhos e cotovelos, mas tornozelos, dedos dos pés, dedos, ombros e até mesmo o pescoço e coluna vertebral. Em oposição a sufoca, as técnicas utilizadas para manipular as articulações são geralmente referidos como fechaduras, manivelas ou bares. Também ao contrário de bobinas, fechaduras requerem uma grande quantidade de alavancagem e, portanto, quase exclusivamente executados no chão, em vez de em pé. Apesar dessa restrição, fechaduras ainda são freqüentemente empregadas graças à sua velocidade e efeitos devastadores. Mesmo um estrangulamento adequadamente aplicada requer, no mínimo, de alguns segundos para imobilizar um alvo, enquanto que um conjunto de bloqueio executado com sucesso pode paralisar imediatamente ou, no caso do pescoço e da medula espinhal, matar (ver referências 3).

Órgãos e Outras Áreas

Embora a maioria dos pontos de pressão só pode ser explorada através de luta, um número em vez disso são exclusivos para golpear. Dois dos mais devastador deles são comuns em contextos esportivos, incluindo o boxe, kickboxing e MMA: o fígado e do plexo solar. Greves diretamente para o fígado ou do plexo solar são dolorosamente doloroso e pode efetivamente desativar um alvo por si mesmos. Além disso, o esporte impressionante, ao contrário de luta, proíbe o contato com muitos pontos de pressão que são úteis em um ambiente de auto-defesa. Os exemplos incluem os olhos, garganta e órgãos genitais masculinos, os quais podem resultar em danos significativos e até mesmo permanente se vigorosamente atingido (ver Referências 4).