Origens do Basquetebol Feminino

Origens do Basquetebol Feminino


De saias longas e espartilhos para shorts, basquete feminino já percorreu um longo caminho. Na verdade, as mulheres têm vindo a desempenhar quase tão longo quanto os homens têm, embora as regras e trajes eram um pouco mais restritiva. De acordo com Sally Jenkins, escritor de esportes e colunista do Washington Post, as mulheres perseverou através das provações e reveses infligidos sobre eles pela percepção da sociedade sobre o que é uma "mulher adequada" deve ser, moldando o esporte que conhecemos hoje como basquete feminino.

Criação

Em 1891, James Naismith inventou o basquete como uma atividade interna, de inverno para os garotos indisciplinados da Springfield, Massachusetts, escola YMCA. Senda Berensen, um professor de educação física do Smith College, ler um artigo de Naismith e decidiu adaptar o jogo para as mulheres. Um pioneiro para a igualdade de género no mercado de trabalho, Berensen entendido que a melhoria da saúde das mulheres através de basquete iria melhorar suas chances de ganhar salário igual no trabalho, como as mulheres eram vistas como o sexo frágil. Onze meses após a adaptação do jogo para as mulheres, um jogo teve lugar entre a Universidade da Califórnia-Berkeley e da Escola de Miss Head, uma instituição só para meninas em Berkeley. Mt. Holyoke e Sophie Newcomb começou a jogar basquete feminino em 1893. O jogo tornou-se popular nos Estados Unidos e se espalhou para as escolas como Bryn Mawr e Vassar.

Regras

Senda Berenson adaptou as regras dos homens para criar um jogo apropriado para senhoras adequadas. O tribunal foi seccionada em três áreas e os jogadores tiveram que permanecer em sua seção. As mulheres só podiam driblar três vezes em uma fileira. Eles não podiam roubar a bola ou segurá-la por mais de três segundos. Assim que o jogo pegou nos colégios, as meninas jogaram tanto as regras da Senda Berenson ou cinco variações diferentes de regras dos homens. Em 1924, a Federação Desportiva Internacional das Mulheres foi fundada, e organizou uma versão dos Jogos Olímpicos de basquete feminino. Seria ainda 40 anos até que as fêmeas foram autorizados a jogar basquete nos Jogos Olímpicos oficiais. De acordo com a WNBA, o primeiro jogo da quadra completa foi finalmente jogou em 1971. Embora os jogos dos homens das mulheres e semelhante hoje, as mulheres ainda jogar uma versão das regras dos homens.

Vestuário

Um grito longe de ser o jogo que conhecemos hoje, as mulheres pela primeira vez jogou na roupa que cobria todo seu corpo, resultando em inúmeros ferimentos. Finalmente, quatro anos após a criação do jogo, Clara Gregory Baer apresentou bloomers no Sophie Newcomb College, New Orleans. Embora as mulheres ainda tinham que mostrar o cabelo bem penteado, eles já não estavam tropeçando bainhas e restringido por espartilhos. Fardas cresceu a partir dos bloomers e, em 1920, as mulheres usavam meias, shorts e camisas de manga curta. Ainda havia pressão para aparecer bonita durante o jogo, é por isso que, em 1936, uma equipe de mulheres atléticas chamado The Red Heads percorreu o país jogando na maquiagem contra equipes masculinas.

Reação

Sociedade rejeitou a noção de atletismo feminino e basquete feminino não foi excepção. Foram feitos esforços para apresentar senhoras na quadra. Goma de mascar e jogadores chamando por seus sobrenomes eram vistos como vulgar e, portanto, proibido. Claro que, como as mulheres continuaram a jogar o jogo, uma ferocidade competitiva natural assumiu e gritos e puxões de cabelo seguido. Pais conservadores proíbem suas filhas para brincar e numerosos artigos foram escritos discutir os perigos de basquete feminino. Na tentativa de restabelecer decoro feminino, jogos femininos se transformaram em eventos sociais. Refrescos e até jantares foram servidos depois. Isto continuou até a década de 1930, quando concursos de beleza foram pareados com os jogos de basquete.

WNBA

O conceito da WNBA, Associação Nacional de Basquete Feminino, foi finalmente aprovado em 1996. Oito equipes disputaram a temporada inaugural: Charlotte, Cleveland, Houston, Detroit, New York, Phoenix, Sacramento e Utah. O Houston Comets se tornou a primeira equipe a vencer um Campeonato WNBA. Embora as mulheres ganham significativamente menos do que os homens, jogadores de basquetebol do sexo feminino continuam a forjar o caminho para as mulheres futuras na esperança de que, algum dia, a igualdade é possível.