O que são barreiras comerciais?

O que são barreiras comerciais?


Uma barreira comercial é um dispositivo governos usam para restringir o fluxo de bens para dentro ou fora de seus territórios. Barreiras comerciais podem assumir diferentes formas, incluindo tarifas, cotas, subsídios e embargos. Eles são muitas vezes criados para proteger a indústria doméstica, como uma indústria ameaçada que não pode competir com produtos mais baratos do exterior. As barreiras comerciais são usados ​​como uma ferramenta protecionista, ao invés de uma ferramenta para promover o livre comércio. As organizações internacionais, como a Organização Mundial do Comércio trabalhar para erradicar as barreiras comerciais.

Tarifas

As tarifas são uma barreira comercial para elevar artificialmente o preço de um bem importado, para impedi-lo de competir com os produzidos internamente. Por exemplo, se um carro produzido na China custa US $ 500, e um carro produzido na América custa US $ 1.000, o governo dos EUA pode optar por impor uma tarifa de US $ 600 por carro chinês para fazer a contraparte americana mais competitiva. As tarifas podem assumir qualquer forma de um valor absoluto, tal como no exemplo acima, ou uma percentagem do valor dos produtos.

Subsídios

Os subsídios são semelhantes às tarifas, exceto eles trabalham para promover as exportações, em vez de impedir as importações. Por exemplo, utilizando os mesmos números como acima, se o governo dos EUA foram para fornecer um subsídio de US $ 600 por carro americano exportados para a China, seria baixar o preço do carro Americano-feito para ser mais competitivo no mercado chinês. Eles também poderiam assumir a forma de subsídios para o processo de produção, como a energia subsidiada ou reduções de impostos para materiais.

Quotas

Os governos usam quotas para restringir o número absoluto de um item que está autorizado a ser importado para o país. Continuando o exemplo automotivo, o governo dos EUA pode optar por permitir apenas 100.000 carros feitos na China a ser importado para o país em um ano, restringindo assim a sua oferta e aumentando o preço. Estas barreiras tomam muitas vezes a forma de licenças, que restringem o número de empresas que podem importar mercadorias, bem como a quantidade que eles podem se mover.

Embargo

Um embargo é uma das formas mais extremas de barreira comercial. Um embargo comercial é uma parada completa de actividades comerciais entre dois países. Muitas vezes, é declarada unilateralmente, mas normalmente o país embargado retribui. Um exemplo disso é o embargo comercial de longa data imposto pelos Estados Unidos a Cuba. Esta forma de barreira é raramente usado, ou ela assume a forma de um embargo de armas, em tal caso, como quando um país está usando suas armas contra a população civil.