O que é um jacto?

A corrente de jato é uma banda de fast-moving alta de ar na atmosfera da Terra que afeta os padrões climáticos, as temperaturas e as viagens aéreas. Correntes de jato são usados ​​para prever o tempo, pois atuam como um mecanismo de direção para tempestades e outras frentes meteorológicas.

Identificação

Correntes de jato se mover ao redor da Terra em uma banda estreita. Eles são criados pela diferença de temperaturas entre as duas massas de ar, ar polar geralmente frio e de ar quente tropical. A variação de temperatura cria gradientes de pressão de ar, que por sua vez afecta a força dos ventos na corrente de jacto. Quanto maior for a variância, quanto maior for a velocidade do vento. Ventos jet stream normalmente são 100 200 mph, mas pode chegar a velocidades tão elevadas quanto 300 mph.

Desenvolvimento

A corrente de jato desenvolve onde massas de ar de diferentes temperaturas se encontram, por isso as temperaturas de superfície ajudar a determinar onde eles vão se formar. A corrente de jato é cobra, ondulando como um rio, por causa das pressões de ambos os lados das massas de ar quentes e frias.

Quando a corrente de jato é empurrado sul, por uma massa de ar frio, permite alta pressão para afundar e criar um tempo mais frio do que o normal no sul. Na situação oposta, quando regiões do norte mais quente do que o normal, a corrente de jato foi empurrado ao norte pelo ar tropical.

Correntes de jato viajar de oeste para leste em ambos os hemisférios.

História

Correntes de jato foram descobertos em 1920 por meteorologista Wasburo Ooishi, que estava usando balões meteorológicos para seu estudo sobre padrões de ventos de alta altitude sobre o Japão. Em 1939, meteorologista alemão H. Seilkopf foi o primeiro a usar o termo "jet stream" em um artigo científico publicado.

No entanto, não foi até a Segunda Guerra Mundial, quando os japoneses usaram a corrente de jato para ataques de balão de fogo no continente americano, que os ventos de nível superior ganhou reconhecimento público. Wiley Post, um pioneiro americano da aviação, é creditado como sendo a primeira pessoa a voar dentro de uma corrente de jato. Ele e outros pilotos militares da Segunda Guerra Mundial que voam Boeing B-29 Superfortress bombardeiros encontrou a corrente de jato fez vôos de grande altitude difícil.

Efeitos do Tempo

Correntes viajar em diferentes velocidades de vento dentro de uma corrente de jato, com as maiores velocidades no núcleo. A corrente de jato contém estrias jato, onde a velocidade do vento é maior do que o resto do fluxo. As estrias de jacto de ar causar a subir, baixando a pressão do ar na superfície da Terra. Quando a pressão de superfície é baixo, o ar ascendente pode formar nuvens, precipitação e tempestades.

Viagem Aérea

Correntes de jato desempenhar um papel importante no transporte aéreo. Vôos para o oriente geralmente levam menos tempo de vôo do que os voos no sentido oeste por causa de ajuda a partir do ar em movimento rápido. Correntes de jato podem conter cisalhamento do vento, uma mudança violenta e repentina na direção do vento e velocidade, o que é uma grande ameaça no transporte aéreo. Cisalhamento do vento causou aviões a perder altitude de repente, colocando-os em risco de deixar de funcionar. Em 1988, a FAA decidiu que todos os aviões comerciais devem ter sistemas de alerta vento de cisalhamento, mas não foi até 1996 que todas as companhias aéreas tinham-los on-board.

Tipos

As correntes de jato mais comuns nos Estados Unidos são os jatos polares e subtropicais. Fluxos polares ocorrem durante todo o ano, mas fluxos subtropicais são formados durante o inverno, quando há maiores diferenças de temperatura.

A corrente de jato pode ocorrer em qualquer lugar do ambiente onde os ventos excedem cerca de 57 mph. A corrente de jato de leste tropical ocorre entre o equador e na Índia durante os meses de Julho e Agosto. Há também correntes de jato de baixo nível que viajam a velocidades mais lentas e ocorrem em níveis mais baixos do que as principais correntes de jato.