O que é acidose láctica?

Qualquer pessoa que tenha exercido sofreu acidose láctica, caracterizada pela sensação de fadiga em chamas que se estabelece quando os músculos foram usados ​​intensamente. Embora esta forma de acidose láctica não é um risco grave para a saúde, existem outras formas que podem ser indicativos de problemas mais sérios de saúde.

Definição

Acidose láctica é uma acidificação do sangue pelos níveis elevados de ácido láctico, produzidas por baixos níveis de oxigénio. A definição médica de acidose láctica é qualquer nível de ácido láctico acima 4-5mmol / L (milimoles por litro).

Processos Químicos

Como os músculos fogo e utilização da glicose, eles criam ácido láctico. O oxigénio é necessário para processar ácido láctico; se os níveis de oxigênio são insuficientes, o ácido láctico que é produzido fica em músculos em vez de ser utilizada para produzir energia ou processado.
A acidose láctica também ocorre quando as mitocôndrias são incapazes de interagir adequadamente com o oxigênio para processar ácido láctico.

Causas

Atletas muitas vezes experimentam acidose láctica durante o exercício intenso, como os músculos estão usando oxigénio mais rápida do que ele pode ser substituído e criando ácido láctico mais rápida do que ele pode ser processado. Este tipo de acidose láctica é menor, e embora possa resultar em fadiga muscular e falta de ar, induzida pelo exercício acidose láctica é normalmente rapidamente resolvido quando os músculos eo corpo é dado tempo para se recuperar.
Algumas condições genéticas relacionadas com a mitocôndria ou o armazenamento de glicogênio também pode causar acidose láctica. Como o fígado é também envolvido na limpeza de ácido láctico a partir da corrente sanguínea, acidose láctica pode estar associada com doenças do fígado. Outros problemas fisiológicos que podem causar acidose láctica incluem choque séptico, hipóxia, hemorragia excessiva e diabetes.
Em casos raros, alguns medicamentos de HIV / AIDS interfere com a mitocôndria, que também pode resultar em acidose láctica. Acidose láctica é também um efeito secundário de alguns fármacos anti-diabéticos.

Efeitos

O efeito colateral mais comum de acidose láctica é a fadiga muscular e falta de ar. A acidificação do sangue aumenta, você pode encontrar um aumento da frequência cardíaca, náuseas e vómitos e cólicas estomacais. Altos níveis de acidose láctica pode resultar em choque séptico.

Tratamento

O principal tratamento para induzida por exercício acidose láctica está dando músculos a chance de se recuperar. A recuperação ativa - de continuar a usar os músculos, mas a um ritmo menos intenso - pode aumentar a velocidade de recuperação. O treinamento também pode aumentar a eficiência muscular, o que vai ajudar a prevenir a acidose láctica.
Porque acidose láctica é um sintoma de um problema subjacente, o tratamento para acidose lática consiste em identificar e corrigir o problema maior. Isto pode incluir o tratamento de doenças do fígado, a mudança da terapia de droga ou um número de outros procedimentos.
Tratamento a curto prazo podem incluir terapia IV com solução salina.