O que é a Gávea adriça?

O que é a Gávea adriça?


A adriça gávea é usado para elevar o gávea - que apenas responde à pergunta, em parte, para a adriça é feito de corda, mas não é uma corda; e da Gávea não é a maior vela em um navio. Para entender esse mistério, é preciso "aprender as cordas", do qual existem apenas 12 são, e muito poucas coisas sobre as velas.

Adriças e Cordas

O nome da adriça vem de sua finalidade, transportando o quintal, a viga de madeira horizontal da vela pende para variar o seu lugar no mastro - "quintal ha'l." A adriça foi amarrado a uma "espalhador", uma fila que se estendia de uma extremidade do quintal para o outro para ajudar a prevenir o pátio de depósito de lado a lado. Embora feitos de corda, a adriça não é chamado uma corda. Existem cerca de 300 linhas a bordo de um veleiro, mas quando um novo marítimo "aprende as cordas", ele descobre que na linguagem muito específica do marinheiro, existem apenas 12: a corda da bóia, corda de pé, corda roda, volta corda , top rope, corda de pé, corda quintal, corda de deslizamento, homem de corda, corda cume, corda do sino e corda balde. O resto são as estadias que seguram os mastros frente e para trás; folhas para proteger cantos inferiores das velas; chaves para ligar as velas de um lado para outro; ou adriças.

A Gávea

Em um navio de vela full-manipuladas, a gávea é a segunda vela acima do convés. A-main tona, localizado no mastro - a visão de mais mastro - e da vela grande no mastro principal são as duas últimas velas, chamados de "velas que percorre." Os topsails diretamente acima as velas cursando são chamados a frente-gávea ou "fore-top" eo gávea principal; eles são identificados pelo mastro a partir do qual eles voam. O último romance de Herman Melville, "Billy Budd, Foretopman", era sobre a vida de um marinheiro que trabalhava acima do convés com o fore-gávea.

Função da Gávea adriça

A adriça gávea é parte de "aparelhamento correndo" do navio, que controla as velas e pode ser movido para fazer a vela navio mais fácil ou mais rápido. "Aparelhamento pé" do navio detém os mastros verticais em uma posição fixa. Para ir mais rápido, a adriça é puxado para levantar o estaleiro em que a vela é pendurada, expondo mais da vela ao vento. Quando o navio está "correndo antes que o vento", com o vento vindo logo atrás, as velas se enchem de vento. Quando o vento vem de outra direção, as velas funcionam como asas; a tripulação puxa chaves - as linhas que ligam as velas de lado a lado - para que o vento sopra sobre as velas. A baixa formas área de pressão à frente da vela ao vento e à alta pressão atrás ele empurra a vela eo barco para a frente.

Adriça Materiais

Nos navios de vela início, a adriça foi feita a partir de corda de juta trançado. Três grupos de três tópicos cada foram torcido para a esquerda para formar um fio. Três vertentes foram, então, torcido no sentido horário para formar a corda. A corda foi então slathered com alcatrão para torná-lo à prova d'água. Como a tecnologia corda alterado, assim como o material a partir do qual foi feito a adriça. Hoje, a adriça gávea podem ser feitas de nylon trançado ou tecidos de alta tecnologia como Kevlar.