O que acontece com o oxigênio nível sanguíneo Quando um Exercícios Humanos?

O que acontece com o oxigênio nível sanguíneo Quando um Exercícios Humanos?


Porque seu corpo necessita de mais oxigênio quando você se exercita, você pode imaginar que o nível de oxigênio de oxigênio em seu sangue cairia. No entanto, para a maioria das pessoas, o sangue arterial permanece quase totalmente oxigenado durante um treino. Alguns atletas altamente treinados são uma exceção, experimentando uma queda significativa nos níveis de oxigênio no sangue arterial durante os treinos de alta intensidade.

Transporte de oxigênio

Quando você respira, pequenos sacos de ar em seus pulmões chamados alvéolos inflam com o ar. Os alvéolos são rodeados por uma rede de vasos sanguíneos de paredes finas chamados capilares. O oxigénio difunde-se a partir dos alvéolos para o sangue que flui através dos vasos capilares. O sangue oxigenado é transportado para o seu coração, e com o coração, é bombeado para o resto do seu corpo através de uma rede de artérias. Suas células, incluindo as células musculares, levar o oxigênio para produzir energia. Sangue desoxigenado viaja de volta através de uma rede de veias de seu coração, onde é novamente bombeado para os pulmões para continuar o ciclo.

Os níveis de oxigênio normais

O oxigênio se difunde tão facilmente dos alvéolos para a corrente sanguínea que se você tiver pulmões saudáveis, o sangue que deixa os pulmões está quase totalmente oxigenado. A saturação de oxigênio do sangue arterial é cerca de 97 por cento. Em repouso, as células utilizam cerca de 25 por cento do oxigênio disponível, deixando o sangue venoso flui de volta para o seu coração ainda 75 por cento saturada com oxigênio. Isso fornece uma ampla reserva para quando você precisa de mais oxigênio.

Níveis Durante o Exercício

Durante o exercício aeróbio moderado, como corrida, os níveis de oxigênio no sangue arterial não mudam significativamente. A saturação de oxigênio permanece em torno de 97 por cento. Se você se exercitar de forma mais vigorosa por um período prolongado de tempo, como durante uma corrida de longa distância, a saturação de oxigênio arterial pode cair um pouco até que sua respiração pega, um fenômeno chamado de deriva ventilatório. No entanto, porque os músculos usam mais oxigênio durante o exercício do que em repouso, o sangue venoso contém muito menos oxigênio do que o sangue arterial. Durante o exercício aeróbio máximo, a saturação de oxigênio do sangue venoso pode cair tão baixo quanto 15 a 35 por cento.

Induzida pelo exercício hipoxemia arterial

Enquanto para a maioria das pessoas, os níveis de oxigênio no sangue permanecem relativamente constante durante um treino, alguns atletas de elite altamente treinados experimentar uma queda nos níveis de oxigênio no sangue durante o exercício em alta intensidade. Em casos graves, a saturação de oxigênio arterial pode cair para abaixo de 90 por cento. Não surpreendentemente, este efeito, chamado de hipoxemia arterial induzida pelo exercício, pode causar quedas significativas na capacidade aeróbia e desempenho atlético. Cientistas do exercício propuseram várias teorias para explicar o fenômeno, incluindo o acúmulo de água nos pulmões e inflamação nas vias aéreas pulmonares.