Microbiologia da fermentação de Sap De Agave atrovirens



Fazendo uma bebida alcoólica fermentada a partir da seiva das plantas verdes é um evento incomum entre preparação diária de comida e bebida. Exemplos notáveis ​​de refrescos líquidos preparados desta maneira incluem cerveja vidoeiro, vinho de palma e pulque.

O Básico

Montanha agave, Agave atrovirens, é uma das várias plantas do deserto do sul do México usado para fazer pulque, uma bebida branca, opaca, alcoólico. Hoje, o agave é cultivado comercialmente montanha e depois de oito anos, a planta é colhida por sua seiva. Isto é feito por um corte da folha e, em seguida, recolhendo a seiva que recolhe no ponto de incisão. A maioria das plantas de agave vai produzir seiva durante seis meses a um ano antes que o processo mata a planta.

Natureza da Sap

Plantas de agave contêm cerca de 10 por cento de sacarose na seiva. Durante a realização do pulque, a seiva é fermentado, mas não destilada. Isso normalmente leva 10 dias. Além do açúcar, a seiva de A. atrovirens é rico em tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, além disso, contém vários micro-organismos que ajudam a digestão.

Organismos da Sap

Quando agave seiva é exposto ao ar, o líquido se torna um ambiente rico para o crescimento de micro-organismos. Pesquisadores no México descobriram que fermentado seiva agave produz naturalmente cepas de leveduras de Saccharomyces cerevisiae e algumas espécies de Kluyveromyces. Entre as bactérias que foram isoladas, Zymomonas mobilis, um organismo produtor de álcool, e Leuconostoc mesenteroides, que faz com que uma bactéria de ácido láctico, foram anotados.