Métodos de despertar Kundalini

Quando despertou, kundalini é uma poderosa energia corporal. Diz-se para desbloquear níveis mais elevados de consciência e criar experiências que vão desde visões intensas para uma maior paz mental, de acordo com ensinamentos budistas e hindus. "Kundalini" vem da palavra em sânscrito que significa enrolado, e é descrito como uma energia potencial que está adormecida, como uma serpente enrolada na base da coluna vertebral. Quando despertou (ou desenrolou), esta energia sobe através da coluna vertebral e através de centros de energia do corpo. Duas abordagens para despertar isso são métodos imediatos (diretos) e mediar métodos (indiretos).

Métodos imediatas

Métodos imediatos são uma abordagem mais rápida, direta e contundente para despertar kundalini. Eles podem envolver vários asanas (posturas de yoga), fechaduras (fechando uma parte interior do corpo), e exercícios de respiração, bem como intensa meditação eo uso de mantras complexos (repetição de palavras ou cânticos para despertar energia). Essas práticas vêm de disciplinas de Yoga, tais como Hatha, Kriya, Kundalini, Raja, e iogas tântricos. A escolha de um método imediato de despertar kundalini muitas vezes depende de sua conexão a um professor ou tradição particular. Praticar os vários asanas, bloqueios e exercícios de respiração adequada é fundamental, por isso certifique-se de ter uma orientação ao tentar essas abordagens.

Mediar Métodos

Mediar métodos de despertar kundalini são indiretas, em que eles agem através de uma agência secundária, método ou prática. Estes métodos são geralmente considerados como uma mais lenta, mais suave, se aproxime para despertar a força kundalini. Usando esses métodos, você pode incorporar rituais religiosos, outros yogas como Bhakti Yoga (yoga devocional), Jñana Yoga (yoga da auto-disciplina e auto-investigação), Karma Yoga (yoga através da ação no mundo), mantra simples cantando, e meditação suave.

Outra técnica é mediato shaktipat, a transmissão de energia. Um yogi ou guru pode transmitir energia para você e despertar kundalini. Isso é feito em uma das quatro maneiras - pelo toque, o olhar, o som ou pensamento.

"O iogue pode tocar o discípulo e transmitir energia através do contato físico, ou a olhar o discípulo e dos fluxos energéticos dos olhos do iogue," de acordo com Shri Dhyanyogi Madhusudandasji, um mestre espiritual indiano e mestre de yoga. "O iogue pode proferir palavras que carregam energia ou, mais sutilmente, a energia pode ser transferida diretamente pelo pensamento do yogi."

Shaktipat é dada somente por iogues que dominam o controle da força vital, que é conhecida como prana em sânscrito, de acordo com Madhusudandasji.

Kriyas

Às vezes, antes de kundalini é despertada, um indivíduo pode sentir-se rajadas de energia chamados kriyas. Eles podem ser afiada, rápida, ou leve; ou podem vir como um choque poderoso que faz com que o corpo para saltar. Essa energia também pode vir por meio da meditação, experimentada como uma explosão solitário de energia. Às vezes kriyas pode causar ansiedade, uma vez que pode parecer estranho inicialmente.

"Como a energia é compreendido e assimilado, os kriyas vem mais como uma onda rápida de calor reconfortante, que traz uma onda de paz", diz Swami Jnaneshvara Bharati (Swami J), um monge e professor treinado-Himalaia. "Por causa do calor ou sensação de paz que pode vir com ou após as kriyas, eles podem ser confundidos com o despertar da kundalini, que eles não são. Uma vez mais, eles podem ser agradáveis ​​experiências que servem de inspiração ao longo da jornada."

Precauções

Kundalini despertar pode ser uma experiência muito poderosa. Verifique com seu médico, terapeuta, guia espiritual ou guru antes de tentar despertar kundalini, ou se você sentir qualquer desconforto ou experiências traumáticas de qualquer um dos métodos de despertar energia.

"Muitas pessoas consideram esta força de energia muito poderosa para trabalhar com a sua própria, sem a ajuda ativa de um guia", afirma Kurt Kreutzer. Algumas das abordagens mais incisivas para despertar a kundalini pode representar problemas adicionais, Kreutzer adverte. "Sem a devida orientação, práticas, envolvendo extensa concentração ou retenção de respiração pode causar desequilíbrio mental ou desconforto físico."

Os sintomas da "kundalini perturbador" podem incluir insônia, dificuldade de concentração, ataques de pânico, movimentos involuntários, como agitação ou espasmos, desconforto corporal em geral, ou a sensação de que a energia pode oprimi-lo.

Tentativa técnicas que se concentram mais na respiração e fluxo movendo-se delicadamente a atenção, pois eles tendem a raramente causam problemas, de acordo com a Kreutzer. "Essas técnicas trabalham mais para purificar o sistema e prepará-lo para um despertar kundalini invés de focar em despertar a kundalini diretamente", diz ele.