Lista de hidroaviões e barcos voadores

Lista de hidroaviões e barcos voadores


O desenvolvimento de hidroaviões e barcos voadores começou quase imediatamente após os primeiros vôos bem sucedidos de aeronaves tradicional, baseado em terra. Amplamente utilizado em ambas as guerras mundiais e em voos comerciais trans-oceânicos em 1930 e 1940, as limitações de tamanho em última análise, mostrou-se incapaz de competir com mais rápido e aeronaves em terra mais rápido. Hoje, apenas um punhado de modelos de direitos especiais, como aviões mato e bombardeiros de água, continuam em operação. A lista de aeronaves a seguir representa alguns dos mais significativos da história hidroaviões e barcos voadores.

Navy Curtiss NC voadeiras

Projetado por Glenn Curtiss, um pioneiro americano da aeronave à base de água, o barco voador Navy Curtiss NC consistiu de uma asa do biplano, motores e parte da cauda que foram montados acima de um casco de lancha com cintas e fios de apoio. Estes aviões foram alimentado por quatro motores e operado em velocidades entre 66 e 85 milhas por hora. Estes modelos entrou em produção muito tarde para a Primeira Guerra Mundial; no entanto, Navy Curtiss NC-4, pilotado pelo tenente-comandante Albert C. Read, completou a primeira travessia do Atlântico em 1919.

Dornier Do X

Em 1931, o enorme motor de 12 Dornier Do X barco voador entrou em serviço. Com uma envergadura maciça de 147,5 pés e um peso máximo de mais de £ 123.000, o barco de vôo foi o maior avião construído até à data. Ele completou um vôo com 169 passageiros e tripulantes, estabelecendo um recorde mundial, e contou com três pavimentos, completo com um bar, quartos para não fumadores e escrita, banheiro, sala, cozinha, sala de jantar e quarto de dormir. O avião queimado 400 galões de combustível de uma hora ao viajar a 110 milhas por hora.

Marchetti S.55

A Marchetti S.55 teve um dos projetos mais convencionais, com um casco duplo, layout do cockpit aberto, com dois motores que foram montados back-to-back e em um ângulo elevado de ataque. Em 1926, o barco voador definir 14 recordes mundiais de velocidade, altitude e distância com carga útil. Em 1933, uma formação de 24 S.55s encheu o céu enquanto voavam uma viagem de 6.000 milhas de Chicago para a Feira Mundial.

PBY consolidado Catalina

O PBY consolidado Catalina é um dos mais emblemáticos hidroaviões, servindo extensivamente na II Guerra Mundial. Originalmente concebido em 1933, mais de 3.500 dos hidroaviões foram produzidos nos Estados Unidos, Canadá e URSS - tornando a Catalina a maior corrida de produção de qualquer barco de vôo na história. Eles foram utilizados para patrulhas oceânicos, incluindo missões de reconhecimento e anti-submarinos, e para busca e salvamento. Alguns destes clássicos ainda estão em operação em todo o mundo como bombardeiros de água.

Canadair CL-215

Um dos hidroaviões modernos os mais bem sucedidos é o Canadense-construído CL-215. É um design anfíbio, capaz de operar a partir de terra ou na água, com dois Pratt & Whitney motores de pistão 2.100 cavalos de potência. A aeronave foi especificamente projetado como um bombardeiro de água, e é usado por agências canadenses, franceses, espanhóis e gregos para lutar contra os incêndios florestais. O CL-215 pode transportar 1.200 litros de água, enchendo seus tanques em menos de vinte segundos. CL-215S ter sido conhecida a fazer mais de 100 gotas por dia, chovendo mais de 144 mil litros de água em um incêndio fora de controle.