Informações sobre o vulcão Pinatubo

Considerado como o maior e mais mortal erupção vulcânica no século 20, o vulcão Pinatubo devastou a ilha de Luzon em 1991. O deslocamento de populações locais, de infra-estrutura em ruínas, uma economia erradicada e ecossistemas dizimadas são apenas alguns dos efeitos ainda se sentia hoje.

Fatos

Mount Pinatubo está localizado nas Filipinas cerca de 90 quilômetros a noroeste de Manila, na ilha de Luzon. Ela atinge 1.745 metros acima do nível do mar e atravessa as províncias de Pampanga, Zambales e Tarlac na região central da ilha. É a casa do povo Aeta, uma tribo semi-nómada que fugiu para as montanhas durante a conquista espanhola em 1565. Antes de sua erupção, ele foi coberto por densa floresta, que apoiou a população de vários milhares de pessoas indígenas.

Erupção

Embora a datação radiométrica indica o vulcão Pinatubo foi ativo por mais de 1,1 milhões anos, ela permaneceu dormente por mais de quatro séculos antes de sua erupção mortal em 1991. Após dois meses de emissões e pequenas explosões, uma série de grandes erupções começou em 12 de junho, 1991. Culminando em 16 de junho de Monte Pinatubo entrou em erupção mais de 19 vezes consecutivas em um único dia e produziu fluxos de lava incandescente se movendo a 80 quilômetros por hora e atingindo mais de 16 quilômetros do centro de actividade. Colunas erupção atingiu a alta de 30 km para cima. Esta erupção conhecida internacionalmente matou 847 pessoas, feriu 184, deixou 23 desaparecidos e deslocou mais de 1 milhão de moradores da ilha.

Resultado

O ambiente local e da economia foram devastadas depois da erupção de 1991. Ashfall, fluxo piroclástico e lahar (detritos vulcânicos misturado com a água da chuva) prejudicou a infra-estrutura da ilha e destruiu vastas terras agrícolas. Linhas, estradas, pontes, serviços e edifícios de água de energia foram gravemente danificados por lahars em movimento rápido, o peso de depósitos de cinzas acumuladas. A Base Aérea de Clark dos EUA, localizada cerca de 16 quilômetros a leste do vulcão, foi forçado a fechar devido a danos irreparáveis. Poeira vulcânica cobriu o centro metropolitana de Manila e causou o fechamento públicas.

Significado

As pessoas Aeta reverenciado Monte Pinatubo como um santuário de adoração, onde seu Deus, Apo na Mallari, habita. É um lugar onde a comunhão com espíritos ancestrais sob a forma de animais, plantas e árvores é uma parte da vida diária. Mount Pinatubo foi a pátria física, cultural e espiritual do povo Aeta.

Atividade Atual

Mount Pinatubo entrou em erupção novamente em 1992, quando um novo domo de lava começou a crescer na caldeira. Embora a violenta erupção de 1991 ainda é incomparável, a atividade sísmica continua a ocorrer.