Informações sobre a Saudi Arabian Airlines

Informações sobre a Saudi Arabian Airlines


Saudi Arabian Airlines é as companhias aéreas a jato de passageiros nacionais que servem a Arábia Saudita e é a segunda maior transportadora aérea na região do Oriente Médio. Chamado de "A Jóia do Oriente Médio" pela fabricante de aviões Boeing, Arábia Saudita Airlines é membro da Organização Arab Air Carriers, que promove normas de cooperação e segurança entre companhias aéreas árabes.

História

O que seria da Saudi Arabian Airlines (AEA) começou em 1945, quando o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt apresentou rei saudita Abdul Aziz com o dom de um DC-3 avião de passageiros bimotor. Esta aeronave HZ-AAX Dakota mostrou-se tão acessível que o rei Aziz comprado dois aviões DC-3 apenas alguns meses mais tarde. Estes três jatos foram o início da Saudi Arabian Airlines, que agora tem uma das maiores frotas de aviões de passageiros do mundo.

Tipos de aeronaves

Cerca de 150 aviões a jato são utilizados por Saudi Arabian Airlines hoje. A frota de aviões de passageiros wide-bodied compreendem tais modelos como: o Boeing 747, um dos primeiros jatos wide-bodied já produzidos; o Boeing 777, o maior avião a jato gêmeo do mundo comercial; eo Airbus A300, usado para voos de curto e médio alcance. Saudi Arabian Airlines também utiliza uma frota de jatos de carga para mover materiais para clientes comerciais e de negócios.

Países Servidos

Com sede em Jeddah, Arábia Saudita, SAA lança horários de voos nacionais e internacionais para mais de 70 pontos em todo o Oriente Médio, América do Norte, Ásia, África e Europa. As principais plataformas aeroportuárias para SAA na Arábia Saudita são: Aeroporto Internacional King Khalid em Riad; Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz, em Jeddah; eo Aeroporto Internacional Rei Fahd, em Dammam. Outra aeroporto em Dhahran foi utilizado durante muitos anos, mas já foi convertida em uma base militar.

Privatização

Saudi Arabian Airlines começou como a transportadora aérea estatal oficial, com todas as operações, o crescimento e as finanças supervisionados pelo governo saudita. Ela tem crescido desde a sua criação para ser a segunda maior transportadora aérea na região do Oriente Médio, superado apenas pela Emirate Airlines. O processo de privatização das companhias aéreas começou em 2000 quando o príncipe Sultan Bin Abdul Aziz Al Saud iniciou estudos para a idéia de dividir a empresa em unidades de difícil controle separadamente administradas. Estas unidades foram aprovadas para a privatização em 2007 pelo Conselho de Ministros da Arábia Saudita.

Registro de Acidentes

Acidentes têm sido relativamente raro para voos Saudi Arabian Airlines, embora tenha havido alguns incidentes graves. A maior perda da vida veio em 1996, quando um avião de passageiros SAA colidiu no ar com um jato da Air Cazaquistão, resultou na morte de todos os 349 passageiros a bordo. Em agosto de 1980, um incêndio irrompeu em um avião L-1011 e matou todos os passageiros a bordo, e em dezembro do mesmo ano, uma explosão de pneu causou um buraco na cabine da aeronave que despressurizada e chupou dois passageiros de seus assentos. À excepção destes trágicos acidentes, a maioria dos incidentes em vôos da linha aérea da Arábia Saudita têm sido relativamente menor e não resultou em qualquer perda de vida.