História do Olímpico de Vôlei de Praia

Com suas visões de areia, surf e atletas bem tonificados, vôlei de praia ganhou popularidade como um esporte participativo e espectador. Mas o que antes era apenas uma diversão à beira-mar para as famílias e indivíduos tornou-se uma forma de entretenimento em todo o mundo. Apesar disso, é relativamente novo no cenário olímpico. Mas, em um curto espaço de tempo, aumentou a sua visibilidade e criou a sua quota de estrelas.

Exposição

Enquanto vôlei de praia tinha sido jogado popularmente como esporte desde 1930, não seria até os seis décadas depois que ele começou a chamar o interesse do Comitê Olímpico Internacional. Em 1992, quando os Jogos Olímpicos foram reproduzidas em Barcelona, ​​Espanha, vôlei de praia estreou como esporte de demonstração. Mais de 100 jogadores representando os cinco continentes participaram do torneio.

Além de Jogos Olímpicos

Em 1993, o Comitê Olímpico Internacional concedeu status de praia do vôlei, tornando-se um esporte olímpico oficial. A decisão foi tomada em parte graças à grande popularidade da turnê vôlei de praia AVP. Além disso, a NBC, que transmitia os jogos nos Estados Unidos, ajudou a empurrar para a inclusão do esporte.

Primeiro Torneio Olímpico

Os Jogos de Atlanta de 1996 viu o primeiro torneio oficial de vôlei de praia olímpico. Qualificação para o torneio foi baseado em rankings de vôlei de praia da FIVB anos finais, que incluíram cerca de 600 atletas de 42 países. No final, as equipes de 24 homens e 18 equipes femininas competiram. Os americanos dominaram lado dos homens, ganhando o ouro ea prata, enquanto errando bronze para o Canadá. Para as mulheres, o Brasil levou para casa o ouro ea prata, com a Austrália a captura de bronze. Vários meses depois, o voleibol de praia COI confirmou seria incluído nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

Regras de qualificação

Em março de 1998, as federações e equipes nacionais receberam informações sobre um novo programa de fórmula qualificação e concorrência. Foi um processo de 20 meses que pares o número de equipes de 24 para suportes das dos homens e das mulheres. Ao longo do caminho, os resultados dos oito melhores equipes colocá-los automaticamente entre os grupos convidados para Sydney.

Estrelas Olímpicos

Não é de surpreender que as primeiras estrelas do vôlei de praia olímpico fez um primeiro nome para se jogar o jogo interior. Karch Kiraly, que ganhou medalhas de ouro no vôlei de quadra em 1984 e 1988, se uniu com Kent Steffes ganhar vôlei de praia medalha de ouro dos primeiros homens. O duo australiano de Natalie Cook e Kerri-Ann Pottharst seguiu um desempenho de bronze medalha em Atlanta por encontrar ouro em Sydney. No entanto, o emparelhamento mais bem sucedida pode ser a equipe de Misty May-Treanor e Kerri Walsh, que, com sua vitória nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, se tornou a primeira equipe, homens ou mulheres, para repetir sucesso como medalhistas de ouro.