Fatos Sobre placas litosféricas

Fatos Sobre placas litosféricas


Lithospheric placas são comumente conhecidos como placas tectônicas e são formados a partir de rocha flutuam sobre a subsuperfície da terra. Quando as placas colidem e empurram para cima, eles criam formas de relevo. Esta formação de terra tenha tido lugar ao longo da história da terra. Placas flutuantes formado mares rasos e terra que criaram condições favoráveis ​​para a evolução da vida.

Composição

As razões para a natureza fraturada da crosta ™ s € Eartha não são conhecidos. Teorias incluem o impacto de um asteróide fraturar a superfície. Em outras teorias do resfriamento da terra após a sua formação causado a superfície a fratura, Universo Hoje relatórios. Placas litosféricas são divididos em dois tipos: continentais e oceânicas. Formas rocha basáltica placas oceânicas; a rocha que forma placas continentais é predominantemente granito. Rocha de basalto é composto de minerais mais pesados, tais como magnésio e alumínio, com as pedras de granito, como das placas continentais sendo construída a partir de mais leves minerais, quartzo e feldspato.

Movimento

Como ambas as placas continentais e oceânicas flutuam sobre o manto abaixo da superfície da Terra, as placas litosféricas estão se movendo continuamente. O movimento das placas oceânicas pode ser aumentada por um processo conhecido como o mar se espalhando: magma forçado através de limites de placas arrefece a balançar na água do mar e empurra os pratos separados. Subducção é o processo das placas oceânicas mais pesados ​​de correr abaixo das placas continentais mais leves.

Shapes

Cada placa litosfera uma forma irregular e pode ser de larguras que variam de algumas centenas de milhas a milhares de milhas. A profundidade de cada placa tectônica varia de algumas milhas em placas oceânicas profundas a centenas de milhas de espessura para placas continentais. Alguns dos pratos mais profundas são as placas continentais da América do Norte e América do Sul. Entre as maiores placas litosféricas são o Pacífico e Antártico.

Atividade

Colisões violentas das placas causar terremotos. Ao longo das linhas de falha do movimento das placas provoca a formação de formas de relevo, incluindo vulcões, montanhas e sistemas de falhas perigosas, Universo Hoje relatórios. Placas thecontinental duram mais do que as placas oceânicas, que são mais frequentemente sujeitos ao processo de subducção.