Fatos sobre Creek Ecossistemas

Fatos sobre Creek Ecossistemas


Riachos fazem parte do ciclo hidrológico grande que canaliza a água entre a atmosfera, terra e mar. Estes ecossistemas, muitas vezes complexas em estrutura e química, suporta uma imensa variedade de organismos, de caracóis e larvas de besouro para os anfíbios, peixes e aves pernaltas.

Definição

Na América do Norte, um "creek" geralmente se refere a um fluxo pequeno ou médio porte, embora na Costa Leste, o termo também é aplicado a enseadas, refletindo o significado original britânico. Riachos de água doce derivam da confluência dos córregos menores nascidos de molas ou escoamento superficial.

Rápida e lenta

Riachos que descem através de terras altas são tipicamente rápida, clara e - por causa de corredeiras gaseificar - rico em oxigênio dissolvido. Como suas atenuações gradiente, fluxos tendem a desacelerar, formam piscinas de baixo oxigênio e tornar-se mais sombria com sedimentos.

Impactos atuais

Criaturas aquáticas particionar-se em riachos, em parte, com base na dinâmica atual. Desacelera atrito água ao longo da parte inferior e dos bancos, enquanto que no centro do fluxo acelera. Águas mais calmas abrigam maior acúmulo de sedimentos, que atrai invertebrados escavadores. Outros organismos explorar as correntes mais fortes: Os girinos do sapo atado Rocky Mountain, por exemplo, têm bocas de sucção-como para amarrar-se ao substrato rochoso ao forragear em riachos de correntes rápidas.

O Web Comida

Em muitos riachos em movimento rápido, uma parte substancial da energia vem de folhas e outros materiais vegetais que caem na superfície. Estes são discriminadas por decompositores de invertebrados, que por sua vez são alimentados por cima do peixe, crustáceos e outras criaturas. Grandes peixes, pernaltas e mergulho aves e mamíferos semi-aquáticos, como vison e do rio lontras são exemplos de predadores de nível superior em muitos ecossistemas Creek.

Entre o Oceano e Creek

Peixes diadromous - aqueles ciclismo entre água doce e água salgada - formam um componente importante de determinados ecossistemas Creek. Alguns, como salmão e lampreias, vivem no oceano e desovar em riachos do interior. Outros, como enguias americanos, vivem em água doce e desovam no mar.

Tidal Riachos

Riachos de maré são definidos por água salobra e flutuações diárias no fluxo. Tais cursos de água incluem correntes costeiras curtas diretamente de drenagem para o mar, bem como distributaries formado como um rio fãs para fora em seu delta. Dada a mistura de nutrientes e organismos de água doce e marinhos, estes ecossistemas estuarinos dinâmicas tendem a apoiar rica biodiversidade.