Fatos engraçados sobre a Floresta Amazônica

Fatos engraçados sobre a Floresta Amazônica


A floresta amazônica é um dos maiores recursos naturais do mundo. Ele recicla e produz cerca de 20 por cento do oxigênio da Terra e, portanto, é chamado de o "pulmão do nosso planeta." A floresta amazônica é nomeado após o Rio Amazonas, que é a fonte de sua vida. Com o seu número inimaginável de espécies animais e vegetais, a Amazônia é uma maravilha natural que nunca pára de surpreender você. Os fatos sobre a floresta amazônica pode fazer você chorar o que está sendo perdido, ou rir com espanto.

Tamanho

Cobrindo mais de 2,5 milhões de milhas quadradas, do tamanho dos Estados Unidos a oeste do rio Mississippi, e dois quintos da América do Sul, a floresta amazônica é a maior e mais densa floresta tropical da Terra. Se a floresta amazônica fosse um país, seria o nono maior país do mundo. As florestas tropicais cobrem apenas menos de 6 por cento da superfície total da terra hoje, e na Amazônia representa 54 por cento da cobertura da floresta tropical. Diminuindo a porcentagem, 2,7 bilhões de hectares de floresta tropical são queimados a cada ano.

Rio Amazonas

O rio Amazonas atravessa a floresta amazônica e descarrega para o Oceano Atlântico, a uma taxa de 3,4 milhões de galões por minuto. O rio Amazonas tem origem na Cordilheira dos Andes e é mais de 4.000 milhas de comprimento, tornando-se o segundo maior rio do mundo depois do Nilo. Ele é executado através de oito países. A Amazônia tem mais de 1.100 afluentes, e 17 deles são mais de 1.000 milhas. Mais de dois terços da água doce do mundo pode ser encontrada nos rios, córregos e afluentes associados com o Rio Amazonas.

Flora

Um único hectare de floresta amazônica tem mais de 900 toneladas de plantas, que incluem 750 tipos diferentes de árvores e outras 1.500 plantas vivas, fazendo com que a Amazônia a maior coleção de espécies de plantas do mundo e lar de mais da metade das plantas do mundo . As plantas encontradas na Amazônia têm numerosos usos médicos, com muitos dos possíveis usos médicos ainda não descobertos. Cerca de 70 por cento das plantas que têm habilidades anticancerígenos são da floresta amazônica, e mais de 90 por cento das plantas usadas por tribos indígenas que vivem na Amazônia não foram estudados pelos cientistas para fins médicos mais possíveis. Além disso, numerosos frutos comestíveis familiares aos tribos nativas não são cultivadas para o consumo comercial. A estimativa é que existem mais de 3.000 frutos que crescem na Amazônia; tribos nativas usam mais de 1.500 deles, mas apenas 200 são cultivadas para uso externo.

Fauna

O tucano é o símbolo da Amazônia, e mais de um terço das espécies de aves do mundo vivem na floresta tropical. Além de pássaros, a floresta amazônica está cheio de outras espécies animais, como insetos, sapos, peixes e formigas. Na verdade, há mais formigas na floresta tropical, considerando tanto o peso e números, do que qualquer outra espécie animal. Se você bateu uma rede no ar inferior a 2.000 vezes, você iria pegar mais de 500 espécies diferentes. E não se esqueça o peixe. O Rio Amazonas tem mais espécies de peixes do que há no Oceano Atlântico - mais de 2.500.

Tribos nativas

A floresta amazônica também é o lar de seres humanos. Cerca de 250 mil nativos da Amazônia são acreditados para estar vivendo na floresta tropical, e eles compreendem 215 grupos étnicos que falam 170 línguas diferentes. Cerca de 50 tribos nativas da Amazônia que vivem nas profundezas da floresta tropical nunca tiveram qualquer contato com o mundo civilizado.