Exercício anaeróbico e Metabólica A acidose

Exercício anaeróbico e Metabólica A acidose


O exercício físico pode ser classificado em duas categorias principais: exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos. O exercício aeróbico é definido como exercício que ocorre em um ambiente metabólico com presente adequado de oxigênio para todas as necessidades de energia do tecido. À medida que a intensidade da actividade aumenta, a energia necessária começa a superar a capacidade do corpo para fornecer oxigénio suficiente. Os tecidos em seguida, começar a confiar mais no metabolismo anaeróbico para atender às demandas de energia. Como exercício anaeróbico aumenta, a produção de produtos finais do metabolismo, como o dióxido de carbono (CO2) e ácido láctico começa a acumular. Esta acumulação conduz a uma acidose metabólica.

Exercício anaeróbico Metabolismo

McKardle, Katch & Katch definir exercício anaeróbico como uma explosão de curto prazo de exercício a partir de muito extenuante para intensidades quase máxima. Como a energia necessária para atender a demanda de atividade excede a capacidade do corpo para fornecer oxigênio, os tecidos começam a confiar exclusivamente em hidratos de carbono como fonte de combustível. Este metabolismo anaeróbico começa a produzir uma maior concentração de subprodutos metabólicos que aumentam a acidez do sangue.

Buffer Sistema do Sangue

O sangue tem um tremendo potencial para amortecer o aumento das concentrações de ácido láctico e dióxido de carbono durante o exercício. CO2 é convertido em íons bicarbonato e hidrogênio para o transporte para os pulmões para a expiração. O ácido lático é convertido em outro tipo de fonte de energia para ajudar a atender às demandas de alta energia.

Regulamento Ácido-Base Durante o Exercício

Durante o exercício, existem vários sistemas que ajudam a regular o pH do sangue para regular o equilíbrio ácido-base. De acordo com a Guyton "Textbook of Medicai Physiology", estes sistemas incluem o sistema de tampão de bicarbonato, o sistema de tampão de fosfato e o sistema tampão de proteína. Além disso, um aumento da concentração de íons de hidrogênio também aciona o sistema respiratório para aumentar a taxa de respiração para ajudar a eliminar CO2.

Exercício de intensidade

Como a intensidade do exercício aumenta, o acúmulo de CO2 e ácido lático acelera. Finalmente, um ponto é alcançado onde a habilidade do corpo para limpar esses produtos finais é ultrapassado e acidose metabólica ocorre. Esta gama de produção de ácido normalmente coincide com o esgotamento de exercício e o fim da actividade.

Exercício de recuperação

Durante a recuperação do exercício, o corpo repõe as fontes de energia que foram consumidos durante o exercício. Estes incluem carboidratos e fosfatos armazenados para o exercício de curto prazo, bem como de glicose no sangue. Os níveis de CO2 e de outros subprodutos ácidos da actividade são eliminados e o nível de pH do sangue trazido de volta para gamas normais.

Efeitos do treinamento anaeróbio

O corpo vai se adaptar ao regime de treinamento que lhe é imposta. Isso inclui o sistema anaeróbio através de treinamento de exercício anaeróbico. Hughes et al. descobriu que um regime de treinamento intenso curto intervalo melhorou tanto anaeróbia e capacidade aeróbia em ciclistas treinados. Stepto et al. constatou que o treinamento intervalado de alta intensidade permitidos ciclistas altamente treinados para exceder seu ponto teórico de acidose metabólica. O treinamento anaeróbico, portanto, é uma ferramenta de treinamento válido para permitir que os atletas para trabalhar a taxas mais elevadas por longos períodos de tempo e tolerar melhor o aparecimento de acidose metabólica.