Exemplos de Química em Alimentos

Exemplos de Química em Alimentos


As reações químicas ocorrem ao nosso redor no mundo, embora a maioria passam despercebidas. Muitos processos de preparação de alimentos e panificação depender de reações químicas específicas. Aprender sobre ciência básica alimentar é uma ótima maneira de ajudar crianças e adultos entender como a química funciona. Vários exemplos de reações químicas no trabalho na preparação de alimentos familiarizado destacar a importância da química na vida cotidiana.

Pão

Os ingredientes básicos de pão são fermento, açúcar, farinha, sal e água. A reação química resultante da mistura desses ingredientes faz com que o pão a subir, fornecendo sua característica consistência mole. As células de levedura se tornar ativo quando exposto à água quente. Eles começam a ingerir açúcar, liberando dióxido de carbono e etanol como resíduo. Estes gases criar bolsos pequenos de ar na massa de pão e causa a subir. O calor de bicarbonato de mata a levedura e para esta reacção ocorra.

Queijo

O queijo pode ser produzido através da mistura de leite inteiro com um ácido tal como o vinagre. Os átomos de hidrogênio livres no ácido reage com as moléculas de leite chamado caseínas. Essa reação faz com que moléculas de caseína para se unem e formam caroços chamados coalhada. Coalhada é então pressionado para remover o excesso de líquido, deixando um sólido queijo trás.

Amadurecimento de fruta

Se um pedaço de frutas podres é armazenado com fruta fresca, a fruta fresca amadurece rapidamente ou apodrece também. Isto é porque a fruta podre libera uma substância química chamada de etileno. O etileno é um gás que faz com que a fruta para converter a sua energia armazenada, sob a forma de amido, em açúcar. Esta conversão de amido é o processo que chamamos de amadurecimento. A reação química entre etileno e os amidos é necessário que o fruto amadureça e, eventualmente, provoca apodrecimento.