Estudos de pólen de abelha no desempenho atlético

Estudos de pólen de abelha no desempenho atlético


O pólen de abelha tem uma alta concentração de nutrientes. Especificamente, ele é rico em lecitina, um fosfolipídio essencial para o metabolismo das gorduras; antioxidantes, incluindo vitamina C; e flavonóides tais como quercetina. É também contém carotenóides, minerais, proteínas, hidratos de carbono, enzimas e aminoácidos essenciais.

Pólen de abelha e desempenho atlético

Enquanto o pólen de abelha contém muitos nutrientes, há pouca evidência de que ele melhora o desempenho atlético. Os estudos realizados têm sido relativamente pequeno, mas cada concluiu que o pólen de abelha não é mais eficaz sobre o desempenho atlético do que um placebo.

Desempenho Vinte Adolescente Nadadores Testado



Há pouca evidência de que o pólen de abelha tem qualquer efeito benéfico sobre o desempenho dos nadadores.


Em 1982, um estudo foi publicado no British Journal of Sports Medicine descreve um estudo de seis semanas comparando o desempenho de 20 nadadores adolescentes, alguns dos quais tomaram o pólen de abelha e os outros que tomaram um placebo. Nenhuma evidência estatisticamente válido foi encontrado, indicando que não havia qualquer diferença no desempenho dos dois grupos.

Bee Pollen estudo realizado na pista Runners



Estudos indicam que o pólen de abelha não afeta o desempenho atlético.


Em 1978, cientistas da Universidade Estadual da Louisiana fez uma duração de 12 semanas, duplo-cego envolvendo 18 corredores de cross-country. Os corredores foram divididos aleatoriamente em três grupos. O primeiro grupo tomou o pólen de abelha, o segundo tomou extratos protéicos, eo terceiro grupo recebeu um placebo. As velocidades médias dos corredores foram testados durante três milhas corre, no início da década de 12 semanas e no fim. O estudo concluiu que não houve diferenças estatísticas entre o desempenho atlético dos grupos que tomaram pólen de abelha, extractos de proteínas ou o placebo.