Estilos de combate filipino

Estilos de combate filipino


Uma rica variedade de estilos de artes marciais surgiu das Filipinas, graças à longa história de lidar com invasores externos, bem como as divergências locais do país. Alguns dos estilos mais populares incluem eskrima (baseada em armas), panantukan (boxe filipino) e Dumog (luta livre). Eles são projetados para superar o oponente por uma combinação de técnicas que ele jogue fora de equilíbrio ou têm impacto direto sobre os nervos.

Eskrima

Eskrima, que também é conhecido como Kali e Arnis, é um estilo de luta de armas baseados. Suas origens podem ser datado de 900 dC, quando os agricultores e camponeses aprenderam a defender-se com ferramentas agrícolas ou qualquer outra coisa que estava disponível. Um dos estilos mais populares filipinos, ele foi trazido para os Estados Unidos na década de 1960 por Angel Cabales. Eskrima difere da maioria das artes marciais em que os praticantes primeiro aprender a lutar com armas em vez de aprender a lutar de mãos vazias. A técnica faz uso de facas, como o Kris, uma arma desenvolvida em Java próxima, assim como pessoal e armas de improvisação. Os praticantes também aprender a lidar, greve, lutar, e lutar no chão. Eskrima ensina seus praticantes a usar armas para defesa pessoal; praticá-lo pode aumentar a agilidade e aptidão física.

Panantukan

Panantukan, também conhecido como boxe filipino ou pangamot, é um estilo de luta que incorpora principalmente técnicas de combate corpo-superior. Praticantes de Panantukan são ensinados a atacar os nervos do adversário ou pontos fracos com seus punhos, cotovelos, antebraços, cabeça e ombros. Estas técnicas devem imobilizar ou neutralizar os adversários, causar paralisia parcial nos membros, e diminuir a sua capacidade de luta. Panantukan enfatiza a velocidade e fluidez da circulação, de modo que um ataque flui para o próximo, oprimindo o adversário. Armas como punhais e equipes também podem ser incorporados. Praticantes tipicamente treinar por shadow boxing, ou praticar greves por si vendo no espelho e fingindo lutar contra um oponente imaginário. Eles também treinam com parceiros, porém deve ter cuidado para evitar lesões.

Dumog

Dumog é um estilo de luta que envolve técnicas de luta. Emprega técnicas de combate de rua mais prático do que Eskrima e Panantukan. O objeto de Dumog é mover fisicamente o adversário ou derrubá-los fora de equilíbrio com uma combinação de empurra, puxa, fechaduras, e turnos. Dumog visa derrubar o oponente, manipulando equilíbrio, peso e movimentos naturais; através da aplicação de dor para os nervos; ou pela abertura de canais, coçar e morder. Praticantes de Dumog também usar uma variedade de ataques perto com a cabeça, joelhos, braços e cotovelos.