Ecoturismo & Wildlife

Ecoturismo & Wildlife


Conforme definido pela Absolute Astronomia, o ecoturismo é o ato de cuidado viajar para áreas frágeis, como novo e geralmente protegidas através de meios de baixo impacto e em pequena escala. O objetivo é educar o viajante, fornecer fundos para a conservação, economicamente beneficiar as comunidades locais e incentivar relações mais fortes entre as diferentes culturas. No entanto, devido à falta de regulamentação internacional, em muitos locais a vida selvagem não está a ser devidamente protegidos.

Princípios de Ecoturismo

Segundo a Sociedade Internacional de Ecoturismo, empresas de ecoturismo deve incluir os seguintes princípios para proteger a vida selvagem e meio ambiente do país de acolhimento: minimizar o seu impacto, construir a consciência, fornecer experiências positivas para os visitantes e anfitriões, fornecer benefícios financeiros diretos para a conservação. (Referência 2).

Importância do Ecoturismo

Quando os princípios do ecoturismo são aplicadas, em seguida, a comunidade local se beneficia financeiramente para que os esforços de sua vida selvagem e meio ambiente conservação são financiados para a proteção futura. O princípio de "exportação" para 83 por cento dos países em desenvolvimento é o turismo de sua vida selvagem em seu ambiente natural, que é a segunda mais importante fonte de renda para 40 países mais pobres do mundo (Referência 3).

Impacto negativo sobre Wildlife

Como não há regulamentação atual do ecoturismo, muitas empresas usam o termo como uma ferramenta de marketing sem cumprir os princípios básicos (referência 1). Turistas raramente reconhecem como as refeições que comem, eles banheiros flush, água que bebem, e assim por diante estão impactando sistemas econômicos e ecológicos regionais que eles estavam tentando ajudar (referência 1). Por exemplo, no Circuito de Annapurna, no Nepal, ecoturistas ter desgastado trilhas demarcadas e rotas alternativas criadas, o que resultou em erosão do solo e danos às plantas (referência 1). O ecoturismo também resulta em afugentando animais, interrompendo sua alimentação e locais de nidificação, ou se aclimatando-los à presença de pessoas (referência 1). No Quénia, a interrupção da vida selvagem dirige-observador guepardos fora de suas reservas, aumentando o risco de endogamia e comprometendo ainda mais as espécies. (Referência 1) Antes de ir em uma excursão de ecoturismo, os turistas devem investigar e discutir com a agência como ele evita esses impactos negativos, como o uso de rotas alternativas cada vez ou manter uma distância mínima de animais. Além disso, os turistas podem encontrar ecotours legítimos através da Sociedade Internacional de Ecoturismo.