DIY: Fiberglass Kayak

Construir um caiaque de fibra de vidro é um projeto desafiador, com muitas vantagens sobre a construção de um em outros materiais. Fibra de vidro é muitas vezes mais forte, mais fácil de trabalhar, e produz um caiaque que é durável e fácil de reparar. Depois de ter o trabalho inicial de construção de um molde para fora do caminho, os barcos subseqüentes são mais rápidos para construir.

Selecione um projeto

Selecione um projeto de caiaque. Quase qualquer plano comercial podem ser selecionados e utilizados, desde que você conta para a diferença na espessura do casco entre o material solicitado no plano e os de fibra de vidro. Em vez de usar um plano já existente, criar um novo barco usando o software de design de caiaque. Ambos Kayak Foundry e Delftship são programas fáceis de usar que fazem projetar caiaques fácil.

Plugue

Procure ou construir um plug. A ficha é uma parte que se parece com o desenho de caiaque que você está construindo. Para fazer uma ficha de planos, você construir um caiaque, geralmente de madeira, terminando apenas a parte externa. Mas um caiaque existente poderia ser usado como um plug, desde que você obter permissão do designer e fabricante do caiaque. Uma vez que a ficha está terminado ea superfície é perfeitamente lisa, cubra com cera em pasta e uma liberação de molde PVA. O melhor a superfície acabada do plugue, melhor o DIY de fibra de vidro caiaque final será.

Mold

Construir um molde. Um molde de fibra de vidro para um caiaque é geralmente uma parte feminina que você vai construir o caiaque em. Um kayak tipicamente tem dois moldes; um para o casco e uma para o convés. Em torno do plugue, construir uma flange de três a cinco polegadas onde a costura entre o convés e casco será. Este flange fornece um local para executar uma faca, produzindo um casco ou plataforma que se alinha exatamente com o outro lado. Para construir o molde, cubra cada lado do plugue com fibra de vidro. Usando fibra de vidro fosco geralmente é mais fácil, porque ele está em conformidade com a ficha mais fácil do que alguns tecidos. Depois de seco, puxe a ficha do seu molde e depois areia e preencher eventuais imperfeições no molde. O molde é, então, preparada com várias camadas de cera e PVA.

Gelcoat

Pulveriza-se a moldes com revestimento de gel colorido. Gelcoat proporciona um acabamento liso para o lado de fora do kayak. Considere o uso de uma cor brilhante; será mais visível na água. Para o casco considerar o uso de branco, que esconde arranhões.

Lay-up

Lay fibra de vidro no molde. O objetivo do lay-up é usar fibra de vidro apenas o suficiente para fornecer a rigidez desejada e durabilidade para o caiaque acabado. Quanto mais fibra de vidro usado, mais durável e dura o caiaque vai ser, mas mais fibra de vidro significa um caiaque mais pesado. Usando camadas parciais extras de vidro nas seções do caiaque que será exposto a mais desgaste é uma boa maneira de ganhar a durabilidade e reduzir o peso. Uma vez que a fibra de vidro é posicionado corretamente, molhar o vidro com epóxi, viniléster ou poliéster. Epoxy é o mais forte eo mais caro, poliéster o mais fraco e menos caro. Vinylester é uma boa mistura de custos e características. Uma vez que a fibra de vidro seca removê-la a partir do molde. Se você preparado o molde corretamente, isso deve ser fácil.

Acabamento

Junte-se à plataforma ao casco usando fita de fibra de vidro no interior e exterior. Quando fibrado sobre o vidro curado, áspera a superfície com uma lixa antes de aplicar a nova camada. Esta emenda de fibra de vidro mantém o barco juntos, para se certificar de que chega às extremidades do caiaque. Em seguida, instale o armamento restante. Muitas vezes é mais fácil construir um molde separado para a braçola cockpit e cola-lo para o caiaque neste momento. As anteparas, chaves de pé e tampas de escotilha devem ser instalados com epóxi ou um selante marítimo.