Diferentes tipos de vidros de vinho

Diferentes tipos de vidros de vinho


Nem todos os copos de vinho são os mesmos. Como os diferentes tipos de vinho tem propriedades diferentes, o vidro de um vinho é servido em é projetado especificamente para complementá-lo. Fino, de vidro transparente, incolor é melhor para mostrar as qualidades visuais do vinho a ser servido. Enquanto copos stemless estão crescendo em popularidade, taças é tradicional e preferido entre enophiles.

Vidros de vinho vermelho

A tigela de óculos para os vinhos tintos é mais larga para acomodar mais ar, o que ajuda a liberar os aromas e sabores maiores de vermelhos. A abertura também é mais largo para permitir o nariz para introduzir mais facilmente a bacia. Vermelhos, mais encorpados grandes, tais como Cabernet Sauvignon e Merlot exigir uma bacia ampla abertura mais estreita e que dirige o vinho para a parte de trás da boca, tal como no vidro clássico Borgonha. Reds mais suaves, como Pinot Noir, exigem uma tigela grande e abertura mais ampla para permitir uma melhor infiltração de ar. O vidro de Bordeaux é um bom exemplo.

Vidros de vinho branco

Porque eles são refrigerados, vinhos brancos exigem uma tigela mais estreita para mantê-los frescos por mais tempo. a abertura também deve ser estreita para preservar os aromas mais leves de brancos da oxidação. Brancos mais fortes, como Sauvignon Blanc e Chardonnay precisa de uma tigela que é um pouco sobre o lado maior, com uma abertura que se estreita ligeiramente. Brancos mais finos, como Riesling, Pinot Gris e Gewurztaminer fazer melhor com uma bacia estreita e abertura.

Vidros de Champagne

Enquanto o champanhe pires ou cupê de estilo antigo é tradicional, uma flauta é o vidro de preferência para que serve champanhe e outros vinhos espumantes. Os lados altos da flauta reduz a quantidade de CO2 libertado, mantendo o champagne de ir plana.

Sherry e Port Óculos

Porque Sherry e Porto são vinhos negrito, aromáticas para beber luz, porções menores são típicas e vidros deve acomodar. A bacia e de abertura deve ser relativamente estreito para concentrar os aromas.

Normas ISO de vidro

A Organização Internacional de Normalização padronizou série de copos para vinho. Estão todos provindo com taças alongadas cônicos. Eles detêm 120 ml. para sherries e portos, e 210, 300 e 410 ml. respectivamente.