Dicas de etiqueta japonesa

Etiqueta apropriada nem sempre é facilmente perceptível em todas as situações, especialmente quando você está em um país estrangeiro, e especialmente se você é um ocidental no Japão. O que pode parecer insignificante ou até mesmo educada para você pode ser uma grande ofensa ao povo japonês e sua cultura. Sendo um estrangeiro, você será concedida uma certa quantidade de latitude; você vai querer evitar cometer qualquer dessas infrações quando possível, no entanto, especialmente porque na cultura japonesa suas maneiras ajudar a definir o seu personagem.

Pontualidade

Em muitas culturas ocidentais é perfeitamente aceitável para passear em trabalho de alguns minutos de atraso e muito normal para ser "fashionably tarde" aos partidos, mas no Japão estar atrasado está longe de ser OK em qualquer situação. Se a reunião de negócios ou lazer, atrasos mostra uma grande falta de respeito com as pessoas que estão reunidos, bem como uma falta de cuidado com a própria reunião. Em um país a fama de ter o sistema ferroviário mais pontual no mundo, estar atrasado não é aceitável. Uma boa regra de ouro é para errar do lado da cautela e procurar ser de 10 a 15 minutos mais cedo para cada nomeação.

Cartões De Negócios

Quando encontrá-lo pela primeira vez em um ambiente empresarial, os japoneses sempre apresentá-lo com seus cartões de visita, ou meishi. Quando você receber um cartão, você deve "receber" o caminho certo. Sempre use as duas mãos, e levar o cartão nos cantos, sem cobrir qualquer parte da informação com os dedos. Agradecer a pessoa para o cartão e dar um leve arco. Depois disso, não dobre o cartão, escrever sobre ele ou colocá-lo diretamente em seu bolso. Ou colocá-lo sobre a mesa antes de você ou segurá-lo até a reunião acabou.

Sapatos na Câmara

Muitas culturas asiáticas adotar a prática de tirar os sapatos antes de entrar em casa, e os japoneses não são excepção. O costume é profundamente enraizada e remonta ao período Heian (794-1192 dC), quando a classe superior notado que as suas habitações foram rapidamente sujou por seus calçados. A prática se espalhar para as massas e logo se tornou tradição. Quando você entrar em uma casa japonesa, tire os sapatos e colocá-los no genkan, a área pouco além da entrada. Você, então, vou andar livremente dentro com os pés descalços ou meias, ou seu anfitrião irá fornecer-lhe com a casa chinelos para vestir.

Chopsticks

Quando eles sabem que você vem de uma cultura que predominantemente usa facas, garfos e colheres, os seus anfitriões japoneses vai perdoar sua falta de experiência com as varas. O que eles vão ter dificuldade em perdoar, no entanto, é como você usa as varas. Evite acenar ou apontar seus pauzinhos para alguém, que vai parecer uma ação agressiva. Não use seus pauzinhos para mover placas ou taças na mesa, pois isso mostra uma falta de cuidado com a comida. Finalmente, nunca furar seus pauzinhos em seu alimento (sua tigela de arroz, por exemplo) e deixá-los lá, e nunca passar alimentos a partir do seu conjunto de pauzinhos para outro conjunto: Ambas essas ações se assemelham ações executadas em funerais e rituais tradicionais japoneses. Para estar no lado seguro, use seus pauzinhos apenas para transferir comida do seu prato para a boca.

Bebida

Japão é muito mais uma cultura de beber. Depois de um dia de trabalho duro, o amor japonês para desfrutar de uma bebida ou dois ou cinco. Quando você vai beber com um amigo japonês, deixá-lo deitar-lhe a sua bebida. Segure o vidro com as duas mãos enquanto ele está derramando. Em seguida, devolver o favor e derramar uma bebida para ele. Antes de tomar seu primeiro gole, esperar até que todos na sua mesa tem uma bebida na mão. Você vai todo o brinde com os "kampai" tradicionais antes de tomar seu primeiro drinque.