Descrição do vinho do gelo

Descrição do vinho do gelo


O vinho do gelo (icewine também escrito ou Eiswein, em alemão) é um vinho de sobremesa produzido a partir de uvas que foram congeladas enquanto ainda na videira. Somente a água congelar nessas uvas, assim que a pequena quantidade que é pressionado a partir das uvas é altamente concentrado e muito doce. Uma vez que as uvas são colhidas enquanto ainda congelado, ao contrário de outros vinhos de sobremesa, o risco de Botrytis cinerea ou podridão nobre diminui consideravelmente. Hoje, a Alemanha eo Canadá são os principais produtores de vinho do gelo.

História

Em 1794, Franconia, Alemanha experimentou um verão fresco e um inverno excepcionalmente frio, de modo que os produtores de vinho nesta região foram forçados a colher uvas e pressione ainda congelados. O vinho doce resultante surpreendeu-los, mas os produtores de vinho não intencionalmente começar a produzir vinho de gelo até meados de 1800.

Colheita

Enólogos colheita das uvas congeladas da videira - Nunca congelamento artificial - quando as temperaturas ficam entre -10 e -13 graus Celsius (9 e 14 graus Fahrenheit). Uma vez que o suco concentrado é pressionado a partir das uvas, o sumo fermenta lentamente por vários meses devido aos altos níveis de açúcar.

Doce e Seco

Um acabado vinho do gelo é excessivamente doce com sabores frutados intensos, como pêssego e manga. Acidez do vinho ajuda a equilibrar a doçura e dar ao vinho um sabor seco.

Uvas para vinho do gelo

As uvas mais comuns utilizados para a produção de vinho de gelo são Riesling Seyval Blanc, Vidal Blanc e Cabernet Franc.

Sinais de Great Wine Ice

Um grande vinho do gelo deve ter a sua doçura e acidez bem equilibrada com notas de sabores de frutas tropicais. O acabamento (aftertaste) deve ser fresco e sentir refrescante quando ingerido.