Definição de um agente de fermentação

Um agente de fermentação, também referido como um leavener, é qualquer substância que cria um volume em produtos assados. Ele funciona através da expansão das bolhas de dióxido de carbono encontrados em massa para criar uma textura leve e evitar densidade.

Natural

Ar é um agente de fermentação natural e pode ser adicionado à massa, através de formação de espuma ou de moagem (tal como com ovos) para distribuir o ar ao longo deles. Também podem ser adicionados por formação de creme, ou misturando-se a manteiga e o açúcar.

Químico

Os agentes químicos mais comuns de fermentação são o bicarbonato de sódio e fermento em pó, que produzem dióxido de carbono através de reações com ácidos. Bicarbonato de sódio reage imediatamente com ácido (como o creme de leite) para produzir dióxido de carbono, enquanto o fermento em pó (uma mistura de bicarbonato de sódio, creme de tártaro e amido de milho) produz bolhas de ar quando aquecido.

Levedura

A levedura é um agente de fermentação biológica. É um organismo natural que produz dióxido de carbono à medida que cresce.

Função

Agentes naturais e químicas de fermentação são mais frequentemente utilizados em massas para produtos de panificação, como bolos, crostas de torta ou cookies. A levedura é geralmente usado para adicionar volume ao pão massa.

Prazo

Uma vez que um agente de fermentação é adicionado à massa, que é eficaz durante cerca de 30 minutos. Se batedores são congelados ou refrigerados antes da cozedura, o agente de fermentação não irá funcionar bem e pode resultar num produto mais pesado.