Como Rig-se o mastro em um veleiro de 21 pés

Como Rig-se o mastro em um veleiro de 21 pés


O reforço anual (levantando) do mastro é uma tarefa básica cada proprietário de veleiro sazonal deve executar. Embora não muito exigente fisicamente, a tarefa envolve atenção copiosa aos detalhes. Deixar de executar tudo corretamente, e seu mastro poderia desabar, provavelmente danificar o seu navio ou causar ferimentos. Uma coisa é certa: o velho ditado "não suar as pequenas coisas" foi proferida por alguém que nunca pisou um mastro. Mas com um pouco de planejamento antecipado e as ferramentas certas, você pode pisar o mastro no seu veleiro de 21 pés de forma relativamente rápida.

Instruções

1

Solte o mastro da muleta arco e, com a ajuda de seu ajudante, deslize-ré no topo da muleta mastro popa. Quando a base do mastro está a meia nau, parar e remover o pino ou parafuso a partir da parte inferior do mastro.

2

Deslize o mastro para a frente até que a base está situado no centro do degrau mastro no topo da cabine. Inserir o pino ou parafuso através do passo, através da base do mastro e para fora através do furo correspondente no outro lado da carlinga.

3

Fixe o pino com um anel de chaveta dividir ou recoloque a porca de fixação anteriormente removido do parafuso mastro. Aperte a porca até que ela trave na segurança, mas não tão apertado que o movimento do mastro será restrito. Passe suas estropos de vela grande e lança adriças através dos blocos apropriados (polias) e amarrar as extremidades de cada linha juntos. Se você tem um localizador de vento que você deseja anexar ao mastro, faça isso agora.

4

Segure um lado do mastro, enquanto seu ajudante faz o mesmo no lado oposto. Comece a caminhar em direção à proa, enquanto empurrando o mastro para cima e inclinando-a para frente. Ao fazer isso, o mastro vai rodar no pino do mastro ou parafuso.

5

Pausa na carlinga. O mastro será na vertical, mas ainda não está garantido. Tenha o seu ajudante firmá-la enquanto você anexar o tensor no final do estai para o buraco no tronco arco. Prenda o tensor com um alfinete e divisão de chaveta anel ferida gancho através do buraco no final do pino de engate.

6

Gire o tensor no sentido horário um turno ou dois para começar a adicionar uma pequena quantidade de tensão para o estai. Pare depois de duas voltas e alimentar a fim de dividir anel de chaveta através do orifício na extremidade de uma das mandíbulas tensores roscados. Trabalhar o anel em torno de um lado do corpo tensor bem. Isso impedirá que o corpo parcialmente tensor de afrouxamento. Seus alicates virá a calhar para ajudar a alcançar este objetivo.

7

Empurre suas botas tensores parcialmente as mortalhas, dando-lhe acesso claro para o tensor no final. Repita as etapas 5 e 6 para prender o tensor no sudário porto e mortalha estibordo. As mortalhas será manilha-preso através do orifício na parte superior da porta e chainplates estibordo, onde cada um sai do deck. Prenda cada pino com um anel de divisão de chaveta.

8

Adicionar uma pequena quantidade de tensão, tanto ao porto e mortalhas estibordo girando o tensor no sentido horário uma vez ou duas. Tal como acontece com o estai, pausa depois de duas voltas. Tenha o seu ajudante timidamente e solte lentamente o controle sobre o mastro. Ele deve ficar, embora ambos mortalhas eo estai vai precisar de mais ajustes.

9

Adicionar tensão adicional para as mortalhas apertando cada tensor. As mortalhas deve ser dura e firme, mas ainda tem um pouco de flex. Use o seu medidor de tensão e as especificações de tensão do fabricante para apertá-los corretamente. Quando a tensão adequada foi alcançada, prenda as duas mandíbulas tensores com anéis de divisão. Deslize as botas tensores para baixo sobre os esticadores. Estas luvas de vinil proteger o equipamento em funcionamento (folhas de lança) de atrito.

10

Adicionar tensão adicional para o estai apertando o tensor. O estai deve ser dura e firme, mas ainda tem um pouco de flexão também. Use o seu medidor de tensão e as especificações de tensão do fabricante para apertá-lo corretamente. Quando a tensão adequada foi alcançada, prenda as duas mandíbulas tensores com anéis de divisão. Neste ponto, o seu mastro estará de pé reto, alto e seguro.

Dicas:

  • Deixe o seu barco reboque anexado ao seu veículo de reboque ao pisar o mastro. O trailer vai sentar-se nível no chão e será devidamente apoiada em três pontos (pneus e língua reboque). A chave ao pisar o mastro está discutindo as medidas com antecedência e decidir quem vai fazer o quê. Embora certamente não é necessário, um marinheiro sábio tem sempre uma reserva de alguns pinos manilha e anéis de divisão de chaveta na mão.
  • Enquanto o mastro de alumínio em um típico barco de 21 pés é leve, não tente intensificar-em ventos muito acima de cinco nós. Nunca tente pisar o mastro com o barco na água. Você não vai ter espaço suficiente no convés para trabalhar com segurança, e se você perder qualquer ferramentas, pinos e anéis para o lado, você pode estar em um dia muito longo no cais.