Como reparar um tacômetro da motocicleta

Como reparar um tacômetro da motocicleta


Motos mais antigas usam conta-rotações mecânicos que funcionam por meio de um cabo. O cabo de liga o indicador para o cárter do motor, e o núcleo do cabo gira com a velocidade do motor. A maioria das motos mais recentes usam um único incêndio tacômetros eletrônicos que fazem interface com a bobina de ignição e detectar a taxa de faísca gerada pela bobina para as velas de ignição. Reparando um medidor de tacômetro mecânico ou eletrônico requer um bom grau de especialização. Mas a reparação do sistema não é uma tarefa complexa em termos de identificação e correção de problemas.

Instruções

Mecânica

1

Localize a conexão do cabo do tacômetro na parte inferior do medidor. Retirar a extremidade do cabo a partir do medidor de rodando o conector anti-horário com um alicate. Passe a extremidade do cabo por cima do guidão ou pedir a um assistente para segurar o cabo para que você possa ver a vara quadrado no final do núcleo do cabo.

2

Iniciar a motocicleta e observar a haste na extremidade do núcleo. A haste deve ser virar, o que indica que o núcleo do cabo é normal. Se a haste gira, o tacômetro deve ser reparado por um técnico ou substituído. Se o núcleo não ligar, passe para o passo seguinte para substituir o cabo.

3

Remover o cabo tacómetro no cárter rodando o conector encaixe anti-horário com o alicate. Puxe o cabo fora do cárter. Instalar o novo cabo por enroscamento dos ponteiros do relógio cada encaixe no cárter e na parte de trás do taquímetro. Aperte cada conexão com o alicate.

Eletrônica

4

Identificar o fio negativo na bobina de ignição, o sinal "-" lado do terminal de ligação do fio na parte superior da bobina. Seguir o caminho do fio negativo a partir da bobina para a parte de trás do taquímetro. Conecte o clipe de medidor de tensão preto para este conector na parte de trás do medidor.

5

Seguir o caminho do fio vermelho na parte de trás do tacómetro com a fonte inicial de 12 volts. Dependendo da moto e do calibre do tacômetro particular, a fonte pode ser um adaptador com vários terminais de arame ou uma barra de ônibus com uma série de parafusos dos terminais de bronze. Anexe o clipe de medidor de tensão vermelho para a fonte de 12 volts inicial no adaptador ou a barra de ônibus.

6

Ligue o medidor de tensão de 12 volts. Uma leitura de entre 1,0 e 1,5 volts indica a resistência adequada no circuito. A ausência de uma leitura indica um problema no circuito eléctrico. Vibração da motocicleta provoca ligações dos fios para soltar. Verifique as conexões na parte de trás do conta-rotações, o adaptador ou a barra de ônibus e repita o teste de resistência antes de prosseguir.

7

Identificar o fio de fonte secundária na parte de trás da bitola do taquímetro. Este pode ser um fio verde ou amarelo, que liga ao adaptador ou outro terminal de latão sobre o barramento. Ligue o grampo do medidor preto para o terminal de fonte secundária na parte de trás do taquímetro.

8

Ligue o medidor de tensão de 12 volts. Gire a chave de motocicleta ignição para a posição "On" e observar a leitura do medidor de tensão. Com o grampo do medidor preto ligado ao terminal da fonte secundária no indicador e o grampo do medidor vermelho ligado à fonte de 12 volts secundário no adaptador ou a barra de barramento, o medidor deverá ler 12 volts. No caso de todas as conexões estão seguras tacômetro e medidor não mostra uma leitura, pode ser necessário substituir o tacômetro.

Dicas:

  • Retire o tacômetro e mande-o verificar por um técnico antes de comprar um substituto.
  • As cores dos fios e circuitos variam dependendo da motocicleta e tacômetro. Consulte o manual do proprietário para obter informações de fiação tacômetro.