Como o Clima explicar o padrão de cidades canadenses perto da fronteira norte-americana?

Como o Clima explicar o padrão de cidades canadenses perto da fronteira norte-americana?


Muito maior urbanização do Canadá ao longo da fronteira americana deve-se inteiramente a razões econômicas e logísticas, e não por causa da diferença insignificante no tempo.

Tempo

O tempo não é um fator na urbanização canadense, exceto no extremo norte dos territórios. Bem como na América, as cidades não estão agrupados em determinadas faixas de temperatura, mas sim em torno de recursos econômicos, tais como depósitos de minério ou portos.

Economia

Desde a Segunda Guerra Mundial, o Canadá conseguiu uma quantidade significativa de integração econômica com os Estados Unidos. Canadá simplesmente não poderia coincidir com as quantidades maciças de industrialização, por isso logo se tornou um mercado de expansão fácil para as empresas norte-americanas. As empresas nacionais do Canadá são na sua maioria construídos em torno de recursos de exportação, minerais e energia, que são as principais exportações para os EUA O Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) só aumentou estas tendências. Para o efeito a maioria das cidades vai continuar a basear-se perto da fronteira, a fim de conduzir o comércio transfronteiriço.

Logística

Leste do Canadá tem uma série de cursos de água naturais e provocadas pelo homem, sendo a maior dos Grandes Lagos e seus rios associados. No terreno, os canadenses podem tirar proveito do sistema rodoviário americano, que é paralela à fronteira.