Como identificar diferentes tipos de Vinho Espumante

Há muito mais para o vinho borbulhante do que apenas champanhe! Existem diferentes tipos de vinho espumante de todo o mundo que são feitos em uma variedade de maneiras. Após a degustação, você vai ver o quão variado as bolhas podem ser.

Instruções

Como identificar diferentes tipos de Vinho Espumante

1

Saiba onde Champagne vem. Champagne é o vinho espumante mais amplamente reconhecido no mundo, e por boas razões. Foi nesta região da França que o primeiro vinho espumante foi feito, e é só a partir da região de Champagne, na França que a verdadeira Champagne pode ser feita. Foi também aqui que a forma mais respeitada para fazer vinho espumante foi desenvolvido. Ele veio a ser conhecido como Método Champenoise, mais tarde alterado para simplesmente Methode Traditionale. Verifique a etiqueta em sua garrafa de Champagne e ele deve dizer uma destas duas frases na frente. Champagne é feita a partir de uma mistura de três uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Embora tanto Pinot Noir e Pinot Meunier são uvas vermelhas, uma vez que eles são esmagados, as peles são removidas imediatamente de forma nenhuma cor sangra no suco.

2

Prove e entender Methode Traditionale. Abra a sua garrafa de champanhe e derramá-lo na taça de champanhe. Você vai notar muito pequenas bolhas e uma espuma fina, ou "mousse", que sustenta por um tempo no topo do vidro. Isto é devido ao método que foi feita. Em Methode Traditionale, o sumo é fermentado em um grande tanque, em seguida, transferidos para frascos. Uma vez dentro da garrafa, uma pequena quantidade de suco não fermentado é adicionado com um pouco de fermento, e o frasco é tapado. Isto inicia uma segunda fermentação no interior da garrafa. A fermentação libera dióxido de carbono, e sem ter para onde ir, o gás é absorvido de volta para o vinho, criando bolhas no vinho. A razão pela qual as bolhas são tão pequenas é porque a pequena área que o gás está confinado ao criada uma pressão extremamente elevada, e as bolhas são forçadas a ser menor. Provar o vinho. Há provavelmente será uma qualidade fermentada a ela, ou como alguns profissionais do vinho dizer "bready" ou características "biscuity". Esta é a partir do contato próximo de levedura adicional durante a segunda fermentação.

3

Compreender e gosto Método Charmat. O segundo, e menos caro maneira de fazer o vinho espumante é pelo método Charmat. Esta é a forma como é feita Prosecco. Prosecco é um vinho espumante do norte da Itália feita a partir da uva Prosecco. Uma vez pressionado, o suco das uvas passam por uma fermentação em um grande tanque. Depois disso, uma grande quantidade de sumo fermentado é adicionado ao tanque, juntamente com mais de levedura, e o tanque é selada estanque ao ar. A segunda fermentação acontece no tanque, criando uma situação em que a pressão do gás é absorvida de volta para o vinho de novo, em seguida, que é engarrafada. Uma vez que a pressão não é tão grande, as características do vinho são muito diferentes. Despeje um copo de Prosecco. Você verá bolhas, mas eles serão grandes bolhas, eo mousse no topo irá se dissipar rapidamente. Prová-lo. Os sabores são frutados e simples. É, sem dúvida, um partido sparkler divertimento, mas não tem a complexidade e profundidade de um vinho Methode Traditionale.

4

Prove Cava. Abra a sua garrafa de Cava e derramá-lo. Este é um vinho espumante da Catalunha, Espanha feita a partir de uma mistura de uvas, o mais importante na mistura sendo xarel-lo, ou Pansa Blanca. É feito Methode Traditionale, então as bolhas vão ser pequeno, mas as uvas que Cava é feito de são menos complexos e cheio do que aqueles que compõem Champagne. Prová-lo e você vai ficar um pouco yeastiness, mas vai ser um pouco mais leve e menos intenso do que o Champagne. É perfil de sabor muito provavelmente vai cair em algum lugar entre o Prosecco eo Champagne.

5

Prove o Blanc de Noir. Este vinho espumante é verdade Califórnia. O nome faz referência ao fato de que este é um vinho espumante branco feito inteiramente de uvas vermelhas, especificamente Pinot Noir. Em Champagne, é ilegal fazer isso e chamá-lo de Champagne. Todos Champagne deve ter uma certa quantidade de uva Chardonnay nele. Nos Estados Unidos, no entanto, essas regras não se aplicam. Derramá-lo. Um gosto e você pode ver a diferença. É frutado e mais torta, mas ainda mantém um toastiness respeitável. Pode até ter dicas de cereja sob-maduras. Lembre-se, este é um vinho espumante feito a partir de uma uva vermelha.