Como determinar se o vinho é doce ou seco

O vinho é misterioso e imprevisível. Embora essas qualidades criaram um enorme fã clube em todo o mundo, faz uma primeira prova um pouco de um desafio. Use essas dicas - e seus sentidos - para determinar se um vinho é seco, doce ou em algum lugar no meio.

Instruções

1

Saber o básico. Vinho seco é au natural - apenas a fermentação natural de uma uva. Vinho doce, por outro lado, é enriquecido com aditivos que impedem o açúcar nas uvas de transformar completamente o álcool. Portanto, vinhos doces gosto mais mel, porque eles têm um maior nível de açúcar, enquanto os vinhos secos são menos cristalizadas, porque a uva tem sido autorizados a fermentar totalmente.

2

Considere o tipo de vinho que você está provando. Sauternes, Chablis e Riesling são considerados vinhos brancos secos, enquanto Claret, Borgonha e Chianti são considerados o mais seco dos vermelhos. Por outro lado, Porto, Sherry, Muscat e Tokay, são considerados como sendo os vinhos doces no mercado. Variedades bem conhecidas, tais como Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay pode ser doce ou seco, dependendo do tipo de crescimento da uva, aditivo e região.

3

Cheirar o vinho. Furando o seu rosto no vidro de vinho, você pode pegar o "nariz" do vinho. Isso irá ajudá-lo a determinar se o vinho é doce ou seco. Se você pegar aromas de açúcar, fruta ou madressilva, provavelmente você está lidando com um vinho doce. No entanto, se você detectar ervas, especiarias, madeira ou de levedura, você tem um vinho seco. Tenha cuidado - alguns vinhos podem transportar aromas de artifícios, como chocolate e frutas cítricas, que oferecem nenhuma indicação de que o vinho vai ser seco ou doce.

4

Provar o vinho. Seu melhor indicador para saber se um vinho seco ou doce é sua língua. Saborear o vinho, deixe-o descansar em sua língua, agite-a em torno de sua boca, em seguida, engolir e esperar por um final de boca. Um vinho seco normalmente tem um sabor mais forte sobre a língua, mas um acabamento limpo. O sabor de um vinho doce, por outro lado, tende a permanecer em sua boca por um momento, depois de ter ingerido o líquido.

5

Utilizar as notas de degustação. Por vezes é difícil determinar os sabores em um vinho. Um vinho que é suposto ser muito seco pode ter um sabor muito doce em sua língua. As notas podem ajudá-lo a discernir entre os muitos sabores. Por exemplo, a leitura sobre "notas de limão e mel", pode ajudá-lo melhor identificar sabores específicos que você não sabia que você estava procurando.

Dicas:

  • Testar a consistência de um vinho agitando o corpo em torno do seu vidro. Vinho doce normalmente tem uma consistência mais xaroposo mais espessa, o que faz com que ele demore mais para cair do lado do vidro. Vinhos mais secos não vai perder com as paredes de vidro.