Como avaliar um ferimento de queimadura

Avaliando a gravidade de uma queimadura é uma parte importante da determinação de como tratar a queimadura, bem como decidir se a evacuar a vítima.

Instruções

1

Olhe para o local de gravação: Se a pele é vermelha e dolorosa, mas não há bolhas, as chances são de que é uma queimadura superficial.

2

Procure bolhas e umidade e perguntar sobre grau de dor. Se bolhas está presente e dor é grave, a queimadura é provavelmente de espessura parcial.

3

Considere uma espessura total queimar se a pessoa lesada relata nenhuma dor, ou apenas uma dor, no centro da área queimada. A pele pode também olhar carbonizado e de cor acinzentada.

4

Olhe para a palma do lesado: A área da superfície da palma da mão representa cerca de 1 por cento do TBSA da pessoa (área total de superfície corporal).

5

Compare esta área para a extensão da queimadura para chegar a um valor TBSA. Queimaduras que cobrem mais de 15 por cento TBSA são as queimaduras de espessura total com risco de vida, especialmente parcial- e.

6

Continue com o tratamento para a queimadura (consulte "Como tratar uma queimadura no Deserto").

Dicas:

  • A terminologia de profundidade queimadura mudou: superficial, de espessura parcial e de espessura total costumava ser conhecido como de primeira, segunda e terceiro grau. Você pode estar mais familiarizado com esse sistema de nomenclatura.
  • Bolhas podem levar até 24 horas para desenvolver em queimaduras de espessura parcial, por isso a falta de bolhas não significa necessariamente que a queimadura é apenas superficial. Grau de dor pode ser uma medida mais fiável imediato.
  • Queimaduras em certas áreas são mais perigosos do que outros: face, pescoço, mãos, pés, axilas, virilha, genitais e nádegas.
  • Em caso de dúvida, evacuar a vítima de queimadura.
  • Esta informação não é pretendida como um substituto para o conselho médico profissional ou tratamento.