Cidades relacionadas com o conflito do Kosovo

Cidades relacionadas com o conflito do Kosovo


O conflito do Kosovo começou no início de 1998, entre a Jugoslávia e do Exército de Libertação do Kosovo. Em 24 de março de 1999, a NATO iniciou ataques aéreos contra alvos estratégicos na Jugoslávia e no Kosovo para deter a agressão jugoslavo. Um punhado de cidades da região foram particularmente afectadas pelos combates, que se diz ter resultado em cerca de 13.000 mortes e desaparecimentos de civis.

Dakovica

Dakovica, ou Gjakovë, é uma cidade no Kosovo ocidental, que foi severamente danificada por combates em 1998 e 1999. forças jugoslavas estavam estacionados lá por causa da proximidade da cidade à Albânia e o risco de ataque pelo Exército de Libertação do Kosovo a partir do outro lado da fronteira. Os combates entre o KLA e os militares jugoslavo combinado com bombardeamentos da NATO para destruir grandes áreas da cidade, e estima-se que algo em torno de 75 por cento da população albanesa da cidade foi retirado à força. A população de Dakovica foi de 89 por cento albanesa, 4 por cento da Sérvia, e 7 por cento de outras minorias étnicas antes do conflito de 1999, mas tornou-se quase inteiramente albanês depois.

Urosevac

Também chamado de Ferizaji, Urosevac é uma cidade no sul do Kosovo, que foi bombardeado por forças iugoslavas e sérvias em 1999, sofrendo alguns danos. Após a guerra, quase todos os restantes sérvios e não albaneses fugiram da cidade devido à persistente animosidade. Algumas dessas populações minoritárias começaram retornar para Urosevac eo seu concelho nos últimos anos, mas seus números continuam muito abaixo do que estavam antes da violência e as expulsões de 1999.

Prishtina

Prishtina é a capital de Kosovo e maior cidade. É em grande parte havia sido deixado de fora da violência até que a OTAN lançou ataques aéreos contra a Jugoslávia em 24 de março de 1999. As forças sérvias e jugoslavas começaram a bombardear determinados bairros da cidade. Eles também se envolveram na expulsão em grande escala de albaneses da cidade, deportá-los para a fronteira com o Montenegro. NATO bombardeou determinados alvos estratégicos na cidade, bem como, mas a maioria dos danos a cidade sofreu veio de conchas sérvio e jugoslavo e foi confinado a um punhado de distritos.

Belgrado

Belgrado, a antiga capital da Jugoslávia e atual capital da Sérvia, é uma das maiores cidades da Europa Oriental. NATO começou a bombardear Belgrado em 1999, atacando alvos estratégicos na área municipal, bem como no centro da cidade. Durante a campanha de bombardeios quase três meses, a OTAN destruiu um número de hospitais, um hotel, e da Embaixada da China. Os bombardeamentos da NATO continuam a ser uma fonte de ressentimento entre os cidadãos de Belgrado.