Características físicas das Regiões Montanhosas

Características físicas das Regiões Montanhosas


As regiões montanhosas são uma parte distinta da topografia da Terra. Eles geralmente têm picos que se elevam acima de 1.000 pés de altitude e são a fonte de até 80 por cento da água doce do mundo. Embora bastante inóspito por causa de temperaturas frias e um suprimento de oxigênio escasso, regiões montanhosas são o lar de cerca de um em cada 10 pessoas em todo o globo.

Rochas

As regiões montanhosas são caracterizadas por superfícies rochosas. Os três principais tipos de rochas são rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. As rochas ígneas, também conhecidas como rochas vulcânicas, forma quando o magma se resfria e se solidifica. As rochas sedimentares são criadas quando pequenos pedaços quebrados-off de outras rochas tornam-se cimentadas por minerais, químicos ou processos elétricos. As rochas metamórficas são rochas sedimentares e ígneas que se transformam em rochas mais densas devido à pressão e calor intensos encontrada no fundo de crosta da Terra.

Montanha Formações

Nem todas as cadeias de montanhas são formadas da mesma maneira. Processos tectônicos determinam a formação de placa e aparecimento de serras - placas podem triturar um no outro, deslize para longe uma da outra ou moer uma ao longo da outra. Os seguintes tipos de formação de montanha são criados como resultado destes processos tectônicos: montanhas cúpula, dobrar montanhas, montanhas falha-bloco, montanhas vulcânicas e montanhas do platô.

Elevação

Altitudes elevadas são uma característica que todas as regiões montanhosas partes. As temperaturas tendem a diminuir com o aumento da altitude em troposfera da Terra (a camada mais baixa da atmosfera da Terra). Portanto, a precipitação cai principalmente nestas áreas como a neve. A faixa mais alta montanha da Terra é o Himalayan Range, que serve como casa para o Monte Everest, o pico mais alto do mundo em 29.029 pés.

Dimensões

Regiões montanhosas pode estender enormes distâncias. As montanhas dos Andes na América do Sul, que se estende 4.500 milhas, são mais longo da cadeia de montanha do planeta. Devido à enorme extensão destas montanhas, o clima é muito diferente no norte do que no sul. Na região norte do Andes, o clima é quente devido à sua proximidade ao equador. Na região Sul, as temperaturas são muito mais frio, devido à influência da Antártica.

Lagos, rios e geleiras

Lagos, rios e geleiras são características físicas encontradas em todas as cadeias de montanhas ao redor do mundo. Na verdade, as regiões montanhosas são o lar de até 80 por cento do fornecimento de água doce do mundo. No entanto, cerca de 70 por cento, ou 24 milhões km ^ 3 de água, é na forma de gelo e a cobertura de neve permanente. Lagos e rios segurar precipitação escoamento sobra, um recurso valioso para as sociedades ao redor do mundo.