Características da Floresta Amazônica

Características da Floresta Amazônica


A floresta amazônica é um complexo ecológico alastrando de maravilhas. Acredita-se que os cientistas sabem mais sobre o fundo do mar do que certas partes da floresta tropical. Devido às suas sinuosas, árvores espessas e folhagem densa, pesquisando a área é difícil. Para agravar o problema é enorme tamanho da floresta. Na fronteira com oito países e que se estende por todo um continente, a floresta amazônica é o mais assustador dos ecossistemas.

Geografia

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta. Seu tamanho é comparável à dos Estados Unidos continentais, e abrange mais de metade da área total do Brasil. Ele está localizado na bacia de grande alcance do rio Amazonas, abrangendo mais de 2,7 milhões de milhas quadradas de terras do Andes peruanos ao Oceano Atlântico na costa do Brasil.

Ecologia

Muitas vezes referido como os "pulmões do nosso planeta," a floresta amazônica produz mais de 20 por cento do oxigênio da Terra. Cada espécie dentro dele tem um papel importante no equilíbrio e manter a saúde da floresta. Com tal folhagem densa e alto crescimento, os pesquisadores têm quebrado em quatro camadas diferentes - cada um ostentando um ecossistema único.
A camada mais elevada é chamada a camada emergente. Esta camada pode ser tão alta como 200 pé a partir do solo. A camada emergente é exposto a elementos mais extremos, como ventos fortes e chuvas pesadas. Algumas espécies encontrar tudo o que precisam para sobreviver nesta camada e raramente, ou nunca, sair.
A camada mais espessa é referido como o dossel. Esta camada é extremamente denso, filtrando cerca de 80 por cento da luz solar para as duas camadas abaixo. Um ecossistema quase inteiramente separada floresce aqui 100 ou mais pés do chão, povoada por um número incalculável de espécies de mamíferos, aves, insetos e flores.
A próxima camada é o sub-bosque. Ele recebe muito pouca luz solar e é, portanto, extremamente sombrio e úmido, tornando-se o lugar ideal para musgos e samambaias para prosperar. Há um número enorme de insetos no sub-bosque. Árvores e flores nesta camada, por causa da falta de vento e luz solar, dependem dos muitos insetos nesta camada para polinizar suas flores.
Depois, há o chão da floresta. O chão da floresta é extremamente úmido e poroso como resultado das todas as árvores e plantas em decomposição que coletam lá. Esta camada recebe quase nenhuma luz solar de todo, e como resultado, não produz vegetação significativa. A única atividade acontecendo nesta camada é a multidão de insetos banqueteando-se com as massas de material em decomposição.

Desmatamento



Desmatamento na Amazônia tem grande alcance efeitos para todo o planeta.


Ao longo do século passado, quase 20 por cento da floresta amazônica foi destruída. Grande parte desse desmatamento é o resultado das operações de mineração, madeireiras e fazenda de gado. O outro fator importante tem sido o resultado de nativos da área desmatamento da floresta para a agricultura de subsistência - muitas vezes utilizando o "corte e queima" técnica de cultivo. Slash e queimar a agricultura envolve o corte de áreas de floresta e, em seguida, queimar o que foi derrubada. Esta é uma prática comum em muitas áreas tropicais, devido as caracteristicamente baixos níveis de nutrientes no solo. Embora estes métodos agricultura representam um risco significativo para a saúde futura da Amazônia, o fator muito mais perigoso é o aumento da industrialização da área pelas indústrias de mineração e madeireiras. Sem os esforços de conservação drásticas, alguns cientistas prevêem que a maior parte da Amazônia poderiam ser desmatadas em menos de 40 anos.