As desvantagens de sediar um Copa do Mundo 2010

As desvantagens de sediar um Copa do Mundo 2010


A campanha para sediar uma Copa do Mundo, o maior evento de futebol profissional, é intensa, com dezenas de países que disputam o torneio quadrienal. Em 2010, os jogos foram hospedados pela África do Sul. Enquanto há uma série de vantagens para sediar os jogos, como publicidade para o país de acolhimento e aumento das receitas dos turistas, há também uma série de desvantagens potenciais.

Despesa

Sediar a Copa do Mundo custa ao país anfitrião uma enorme quantidade de dinheiro. Para o torneio de 2010, as projeções iniciais de custos eram baixos demais. Segundo o professor Richard Tomlinson, da Universidade de Melbourne, em junho de 2010, os custos haviam espiral fora de controle, e África do Sul tinha gasto cerca de US $ 4 bilhões sobre os preparativos para o evento. Embora existam benefícios econômicos para sediar o torneio, Tomlinson chamou de "muito exagerada".

Inflação

Uma das principais preocupações entre as nações que hospedam o torneio, especialmente os países pobres, é que o afluxo de estrangeiros endinheirados vão aumentar os custos dos produtos básicos. De acordo com a Fifa, entidade dirigente principal do futebol e do grupo principal responsável por organizar a Copa do Mundo, das desvantagens potenciais percebidos de sediar a Copa do Mundo da FIFA 2010, a inflação era a maior preocupação para os sul-africanos entrevistados sobre as desvantagens de sediar os jogos, com 70% acreditando que iria aumentar os preços dos bens de consumo.

Os danos de infra-estrutura

Uma das outras desvantagens de sediar uma Copa do Mundo é o desgaste feito para infra-estrutura e serviços de um país durante o evento. Enquanto a África do Sul gastou bilhões de dólares atualizar sua infra-estrutura para acomodar o evento, uma pressão significativa foi colocado sobre ele por mais de um milhão de turistas que fizeram uso de suas instalações durante o torneio monthlong.

Crime

De acordo com o Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, um dos principais temores dos sul-africanos foi a Copa do Mundo iria aumentar a taxa de criminalidade. Cerca de um quarto dos entrevistados em uma série de pesquisas afirmou que acreditavam crime aumentaria, presumivelmente por causa da chegada de milhares de turistas ricos.

Desvio de recursos

Outra desvantagem de sediar a Copa do Mundo pode ser desvio de um país de recursos para gerir o jogo. Em um esforço para garantir que os jogos são dadas a devida segurança e os visitantes previstos acomodações adequadas, de um país, especialmente um pobre como a África do Sul, pode sifão temporariamente fora de alguns dos serviços normalmente prestados aos seus residentes.