A Química de Decapagem

A Química de Decapagem


Sem decapagem é possível algumas das grandes descobertas da história pode nunca ter tido lugar. Antes de decapagem foi marinheiros comuns utilizadas a sofrer de problemas de saúde terríveis, como o escorbuto, devido a longos períodos no mar, sem legumes e frutas frescas. Por decapagem alimentos ricos vitamina os marinheiros foram capazes de completar as viagens longas e viver para contar a história. Decapagem de alimentos cria uma reação nos vegetais que os impede de ir mal.

Naturalmente

Se uma peça de fruta ou vegetal é deixada para ela própria vontade ele vai começar a apodrecer muito rapidamente. Isto é porque a exposição a oxigénio e a temperatura ambiente, são condições ideais para o crescimento de bactérias. Estas bactérias essencialmente devorar o vegetal ou fruta, tornando-se intragável.

Decapagem

Os frutos e vegetais líquidos são decapados em depende da acidez do mesmo. Vinagre e água salgada são os mais comuns, vinagre sendo altamente ácidas e salmoura ricos em sal. Para altas alimentos ácidos, como frutas, vinagre é necessária, uma vez que aumenta o nível de pH para níveis inaceitáveis ​​de microrganismos para se reproduzir. Para alimentos ácidos inferiores, principalmente vegetais, salmoura funciona melhor uma vez que reduz o pH, mais uma vez tornando-se um ambiente desagradável para bactérias.

Enlatamento

O líquido de decapagem é apenas metade do processo. O oxigénio é uma das principais causas de alimentos que vão podre e por isso necessita de ser removido da salmoura, como também as bactérias que vivem já nele. O processo de enlatamento elimina ambas estas impurezas. Os frascos são preparados com o líquido de decapagem e equipado com uma tampa hermética. Eles são então colocados num banho de água e cozinhado. O calor mata os microrganismos e remove o ar do frasco. Isso significa que o alimento em conserva é então preservado em um ambiente completamente livre de perigos potenciais.

Tipos

Existem dois tipos de decapagem, fermentação longa e rápida não fermentado. O processo de fermentação longo envolve os alimentos de baixa acidez e usa água salgada, a versão mais curta usa vinagre. Ambos têm exactamente o mesmo efeito sobre os micro-organismos e o processo de enlatamento tem o mesmo efeito. A única diferença essencial é que, como os alimentos são deixadas na solução salina durante um longo tempo, sabores e cores vai alterar ligeiramente o que não acontece em vinagre. Isto é devido à produção de ácido láctico no frasco.