A história do Queijo Romano

A história do Queijo Romano


Um produto lácteo 2.000 anos de idade, Romano é um dos queijos mais antigos gravados do mundo, se não o mais velho a título definitivo. Sua fama se espalhou desde as suas origens na antiga Roma para ser um ingrediente estrela em cozinha mediterrânica, bem como um dos queijos mais conhecidos do mundo.

Origins

Segundo a lenda, queijo Romano foi descoberto por acaso quando um pastor, em preparação para uma viagem, encheu seu cantil de pele de carneiro com leite de ovelha. Como ele fez sua viagem, a turbulência de seu movimento causou o leite para fermentar. Quando o pastor abriu a garrafa para beber, ele não viu o leite, mas o resultado de coagulação: um processo que envolve a separação do leite em sólidos (coalhada) e líquidos (soro).

Use na Roma Antiga

Os romanos são creditados como os primeiros consumidores do produto, que se referiam como "caseus" (a palavra latina para o queijo), mas acabaria por ser nomeado após eles (Romano). Foi frequentemente utilizado, nas festas dos imperadores romanos, bem como parte da dieta do exército, uma vez que poderia durar por longos períodos sem estragar.

Fabricação

O mais antigo local de fabricação de queijos Romano é Lácio, uma área localizada ao oeste da Itália. Por AD 65, o processo tinha sido estabelecido para o ponto que escritor romano Columella (AD c. 4-70) registrou em seu livro de 12 volumes sobre a agricultura, "De Re Rustica". A fabricação de queijo Romano envolvido coagulação com coalho, uma enzima que podem ser encontrados nos estômagos de cabras e ovelhas. A coalhada, pressionado completamente do soro de leite, são posteriormente armazenado em local fresco e escuro por meses, e polvilhada com sal para reduzir significativamente a sua acidez. Este processo dá queijo Romano sua textura dura (o que o torna adequado para ralar) e afiada, sabor salgado.

Diferentes versões do Romano

Quando queijo Romano é feita exclusivamente a partir de leite de ovelha, que é referido como "Pecorino Romano", que é a versão mais popular deste queijo. Romano queijo feito de leite de vaca é chamado de "Vaccino Romano" (ou "Vacchino Romano"), e queijo Romano feita a partir de leite de cabra é "Caprino Romano."

Hoje

Queijo Romano ainda é fabricado hoje usando o mesmo processo que os tempos antigos, e no mesmo lugar de origem --- só isso agora tem tecnologia moderna para ajudar muito a produção. Queijo Romano é um dos queijos mais famosos do mundo, usado para massas, saladas, pão e sopas de alho.